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TPM? Confira alguns alimentos que podem ajudar a aliviar sintomas do período menstrual

Crédito: Shutterstock

Verdade seja dita, o período menstrual varia muito de corpo para corpo. Algumas meninas sofrem cólicas super fortes e outras ficam não sentem nem uma pontada. Além do fluxo do sangue, que de vez em quando pode até assustar. Como a gente já sabe, é tudo parte de um processo natural do corpo.

Mas se você sofre com aquela menstruação mais pesada, com fluxo intenso, dores, inchaço, cansaço e ainda uma TPM esquentadíssima de bônus, esse texto é para você. Claro, caso os incômodos sejam fora do comum, a melhor coisa é procurar uma ginecologista para realizar os exames e descobrir a causa do problema.

Por outro lado, também é muito comum essa intensidade toda na menstruação e existem vários jeitos diferentes na hora de lidar com os incômodos. Isso inclui comidinhas. Durante o período, os desejos por comidas específicas tendem a ser mais intensos e, embora elas sejam reconfortantes, não conseguem ajudar muito.

Pensando nisso, a gente separou uma lista de comidas que podem te ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Quem conta as informações é a nutricionista Adriana Stavro. Vem conferir!

Brócolis

A famosa “arvorezinha” é rica em vitaminas A, C, B6 e E e os minerais cálcio, potássio e magnésio. Estas vitaminas e minerais podem pode ajudar a regular os efeitos dos hormônios flutuantes como retenção de líquido, irritabilidade e cólicas.

Semente de abóbora

Se você nunca comeu, é a hora de provar. Segundo Adriana, as sementes de abóbora são ricas em magnésio e manganês. O magnésio pode ajudar a melhorar o humor e combater a retenção de água, enquanto o manganês demonstrou reduzir a irritabilidade e a tensão que acompanham a TPM.

Ovos

Seja omelete ou ovo cozido, o alimento ajuda a combater a TPM, pois são boas fontes de vitaminas D, B6 e E. Estas vitaminas ajudam a controlar as substâncias químicas do cérebro que podem causar vários desconfortos neste período. Dentre eles mau-humor, compulsão por doces e ansiedade.

Banana

Rica em vitamina B6 e potássio, a banana pode ajudar a impedir que você retenha água e se sinta inchada, o que é um sintoma super comum na TPM.

Chá de camomila

A especialista conta que a camomila tem propriedades que podem ajudar a aliviar as cólicas, ansiedade e a irritabilidade que as mudanças hormonais podem causar nos dias que antecedem a menstruação. Hora do chá, oficialmente!

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