Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

Trend do TikTok! Usar papel alumínio para reduzir o frizz do cabelo realmente funciona?

Crédito: TikTok/@conniekamilla

Entre as mais diversas tendências de beleza que estão bombando lá no TikTok, está o uso do papel alumínio como forma de reduzir o frizz do cabelo. Parece estranho? Sim! Nós também ficamos chocadas.

Ao que tudo indica, a técnica consiste basicamente em passar o material no comprimento dos fios e receber aquelas madeixas de quem acabou de sair do salão de cabelereiro.

@cheyenne__v

Reply to @xxshant3lxx I wanted to try it with straight hair and works just as good as curled! #hairhack #static #foryou #fyp ♬ Dreams (2004 Remaster) – Fleetwood Mac

Mas será que isso realmente funciona? Essa é pergunta que não quer calar. A todateen foi bater um papo com dermatologista Cinthia Cunha, expert na área de saúde estética, que explica de que forma isso acontece, quais são os riscos e claro, benefícios também. Vem ver!

Antes de mais nada, o que é esse viral conhecido na rede como static hair?

É, de fato, a proposta de passar um pedaço de papel alumínio no cabelo e reduzir o frizz. Assim como o pente de madeira, o papel alumínio tem o potencial de reduzir a carga eletrostática dos nossos fios quando aplicado naquele momento e quando os fios estão na forma seca.

Então ele age nos cabelos, ativando os elétrons, fazendo com que os fios fiquem mais aglomerados, mais próximos e com mais brilho. Até porque a diferença de elétrons nos fios podem deixar os cabelos mais arrepiados, com mais frizz, e as próprias cutículas do cabelo mais abertas. 

Normalmente o papel alumínio é utilizado para colorir as madeixas, né? Agora conta pra gente, mito ou verdade, que ele acaba com o frizz e de que forma ele age nos fios?

Quando você utiliza um pente de cabelo, um papel alumínio, causando atrito contra o cabelo você pode facilitar com que ele tenha um maior alinhamento desses elétrons e com que o fios fiquem mais próximos e brilhosos. Isso momentaneamente, é claro que após a lavagem ou com a umidade esse efeito se perde.  É como se ele equilibrasse os elétrons positivos e negativos do fio de cabelo e eles ficam mais organizados, então um fio de cabelo não fica repelindo o outro. Assim, o cabelo fica mais alinhado e mais brilhante, e consequentemente menos frizz.

Existe alguma contraindicação? Todos os cabelos podem se utilizar da técnica?

Não existe nenhuma contraindicação, pode ser feito tranquilamente. E sim, todos os cabelos podem ter o papel alumínio em contato com seus fios, isso não vai acarretar em problema algum. 

Quais são os benefícios? Riscos e durabilidade?

Quando você passa papel alumínio no seu cabelo, você terá um efeito momentâneo e temporário.

Por que temos frizz e de que forma eles surgem?

O frizz pode aparecer por diversos motivos. Pode ser por causa dessa alteração de carga eletrostática dos fios, em que o fio fica mais suscetível a ficar mais arrepiado e armado, mas pode ser outras coisas. Por exemplo, falta de proteína dentro da sua matriz. A nossa haste capilar é formada de proteínas, e quando estão faltando proteínas, lipídios dentro da haste capilar, ela fica mais porosa, e como está mais porosa, ela recebe mais umidade do ambiente. Isso faz com que as escamas fiquem mais abertas, os fios fiquem mais arrepiados, dando aquele aspecto de frizz e de volume que incomoda as pessoas.

Há alguma diquinha para evitá-lo?

Então outra maneira de controlar o frizz é manter a saúde da haste capilar, e essa saúde é mantida através de uma rotina de hair care adequada com shampoos, condicionadores e leave-ins específicos, e também com cuidado na hora da realização das químicas capilares. É importante que nesse cuidado de hair care haja a reposição de água, de lipídios e proteínas adequada.

Vale lembrar que na hora do cuidado com o cabelo, usar secadores com íons também é uma excelente maneira de equilibrar essa carga eletrostática. O calor do secador tem a função, através do aquecimento, de mudar a configuração dos fios, deixando eles mais lisos e com as cutículas mais fechadas, e os íons têm dupla função, eles aceleram esse processo de secagem e promovem um alinhamento maior dos fios, fazendo também esse papel de melhora da carga eletrostática, deixando os fios menos arrepiados, com menos frizz.

E aí, bora testar?

Mais notícias para você

Curiosidades

A empresa ByteDance precisa vender o TikTok para alguma empresa do país ou ele será proibido no EUA

Beleza

Conversamos com a influenciadora sobre as tendências polêmicas que viralizaram no TikTok

Beleza

Depois da moda clean girl, chegou a hora de mostrar seu lado mais rebelde

Entretenimento

Todateen conversou com a atriz que interpretou Tina em "As Five", que chega ao fim após três temporadas