Na reta final para o ENEM 2017, o tempo é muito curto para aprender novos conteúdos e o mais indicado pelos professores nessas últimas semanas é se dedicar às revisões e aos simulados onlines.
Mas, sabe aquele tempinho de descanso? Você já pensou em usá-lo para estudar de uma maneira mais livre e descontraída? Como? Que tal assistindo filmes? Parece que não, mas eles podem ser ótimas fontes para aprender ou relembrar momentos históricos e assuntos importantes.
Para te ajudar na escolha, a tt separou 15 filmes – e verdadeiras aulas – que vão te ajudar a se preparar para o ENEM! Aperta o play!
-
-
TEMPOS MODERNOS (1936) – o filme se passa no auge da Revolução Industrial e aborda todos os impactos dessa mudança na vida do trabalhador da época. O melhor é o toque de humor que é acrescido no longa.
-
-
A LISTA DE SHINDLER (1993) – Steven Spielberg retrata o nazismo e holocausto no longa-metragem. Conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que ajudou a salvar as vidas de mais de mil judeus ao dar emprego para eles em uma fábrica, durante a Segunda Guerra Mundial.
-
-
CANUDOS (1996) – se você quer garantir a questão sobre a Guerra de Canudos, não pode deixar de assistir esse filme, que conta a história de uma família sertaneja que precisa se dividir, após a escolha de uma parte por seguir Antônio Conselheiro.
-
-
O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (1997) – o filme conta a história dos movimentos de resistência ao governo militar, em especial, após a AI-5 (Ato Institucional de Número Cinco), em 1968.
-
-
PEARL HARBOUR (2001) – o longa-metragem conta o que aconteceu no dia 7 de dezembro de 1941: o ataque à base dos EUA, fato que colocou o país, definitivamente, na Segunda Guerra Mundial.
-
-
ADEUS, LENIN! (2003) – o longa-metragem retrata as mudanças após a queda do muro de Berlim e como a Alemanha oriental se tornou unificada. É mega indicado para entender a última grande mudança na geopolítica internacional.
-
-
LUTERO (2003) – o longa-metragem conta a história de Martinho Lutero e o período da Reforma Protestante. O filme retrata o período desde que ele tornou-se monge cristão até a Confissão de Augsburgo.
-
-
HOTEL RUANDA (2004) – o longa-metragem conta a história do conflito político em Ruanda, no ano de 1994, o qual matou um milhão de pessoas em cem dias, na guerra civil entre os Hutus e Tutsis.
-
-
OLGA (2004) – Olga Benário, uma jovem judia alemã, por ser militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.
-
-
A QUEDA: AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER (2005) – o filme mostra os últimos momentos do ditador nazista Adolf Hitler, confinado em um quarto de segurança máxima em Berlim, no final da 2ª Guerra Mundial.
-
-
ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS (2006) – obrigados a fugir por serem militantes de esquerda (grupo perseguido durante a Ditadura Militar brasileira) Mauro, um garoto de nove anos, precisa enfrentar as “férias inesperada” dos pais com o seu vizinho judeu.
-
-
INVICTUS (2009) – conta a história de um período do governo de Nelson Mandela e retrata momentos da unificação da África do Sul e a luta contra a segregação racial, a Apartheid.
-
-
LINCOLN (2012) – uma das mais recentes obras da lista de Steven Spielberg, o filme narra a luta do presidente norte-americano Abraham Lincoln pelo fim da escravidão nos Estados Unidos e o consequente término da Guerra Civil.
-
-
12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (2013) – o filme foi baseado na autobiografia de Solomon Northup, um homem negro que nasce livre no estado de Nova York, mas é capturado e vendido como escravo em Louisiana, onde trabalha por 12 anos. É uma verdadeira aula sobre o país no século XIX, dividido entre o norte progressista e o sul conservador.
-
-
GETÚLIO (2014) – o filme brasileiro “Getúlio” pode ser interessante para entender os debates políticos da época de seu governo e a intimidade do presidente em seus 19 dias que antecederam a sua morte.