A hashtag #ForaGuilherme está nos trending topics. Em tempos de discussão sobre como se portar dentro de um relacionamento, algumas atitudes de Guilherme no BBB20 estão sendo questionadas na internet.
Desde que o triângulo amoroso com Bianca Andrade se formou, o termo “responsabilidade afetiva” foi utilizado pelos internautas ao criticar alguns comportamentos do brother. Agora, os termos “tóxico” e “abusivo” também estão sendo vinculados nas menções ao participante nas redes sociais.
+ O que é relacionamento abusivo? Entenda!
+ BBB20: Gizelly, Guilherme ou Pyong? A disputa está acirrada nesse paredão!
+ BBB20: após críticas por perder o nascimento do filho, Pyong desabafa: “Escolhi não sentir”
As próprias sisters já repararam que talvez Gabi não esteja tão bem. A participante do BBB já teve quadros de depressão antes de entrar no programa, portanto, pode estar vulnerável à situações de possíveis abusos psicológico.
Rafa e Manu perceberam a postura corporal da Gabi com o Guilherme.
Rafa: “cê tá pensando a mesma coisa que eu dessa postura corporal dela?” (Cabeça baixa e encolhida) #BBB20 #RedeBBB pic.twitter.com/SbDnSSVvT4— mayana 🎟🦇 (@mayanatrevida) March 2, 2020
Por conta disso, Guilherme acabou se tornando um grande cotado para ser eliminado nesta terça-feira (3).
Juro que se tiver um paredão entre Guilherme e Prior eu voto no Guilherme #bbb20 pic.twitter.com/ijlScfblBL
— PEDRÃO (@Itspedrito) March 2, 2020
É isso que queremos dizer quando falamos sobre relacionamentos abusivos. Infelizmente pode acontecer em qualquer tipo d relacionamento, sendo a maioria assim, velado, como o q estamos vendo no BBB.
Clique nas tags e veja os vídeos#GuilhermeAbusivo #ForaGuilherme #BBB2020 #bbb20 pic.twitter.com/ARWUhEHCzc— PetitAbel (@petitabell) March 1, 2020
Mas o que é de fato um relacionamento tóxico ou abusivo? A resposta é bem longa e complexa – já que estamos falando de um relacionamento, nada é tão simples.
Basicamente, uma relação não é saudável quando pelo menos uma das pessoas começa a se sentir mal ou culpada por embates, deixa de fazer coisas ou falar com pessoas devido às críticas do parceiro(a) ou amigo(a). As agressões psicológicas e/ou físicas também vão se tornando frequentes. Isso pode causar danos psicológicos à vítima, uma vez que não consegue cortar o laço de dependência com o abusador.
Leia a parte do Art. 7 da Lei Maria da Penha que define os abuso psicológico.
A violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; (Redação dada pela Lei nº 13.772, de 2018).