Desde sempre, Halsey se colocou a frente de diversas causas sociais. E, apesar do momento delicado pelo qual estamos passando, além da cantora já ter se posicionado de maneira incisiva contra o racismo, ela não hesitou em se manifestar mais uma vez sobre um assunto muito sério.
Neste fim de semana, a autora de Harry Potter, J.K. Rowling se viu em mais uma polêmica envolvendo a comunidade LGBTQIA+, através do Twitter. Na rede social, a escritora britânica comentou o artigo da plataforma de mídia Devex, intitulado “Criando um mundo pós-COVID-19 mais igual para as pessoas que menstruam”.
Sobre o texto, Rowling tuitou: “Pessoas que menstruam. Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas”, escreveu ela, completando com várias palavras que se assemelham à pronuncia de “mulheres”.
Internautas chamaram os comentários de Rowling de “anti-trans” e “transfóbicos”, já que pessoas trans e não-binárias também podem menstruar. Rowling seguiu esse tweet criticando a ideia de que o senso biológico de alguém não é real.
“Se o sexo não é real, não há atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida das mulheres em todo o mundo é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de maneira significativa. Não é ódio falar a verdade”, escreveu ela.
No entanto, com a revolta de muitos internautas, as falas da escritora chegaram até Halsey, que mais do depressa deu uma respostas à altura. Indignada com a coragem de J.K. em fazer comentários do tipo, ainda mais em meio ao atual cenário mundial, a cantora publicou: “Imagine escrever uma série que define uma geração sobre uma revolta juvenil que derrota um monstro tirânico motivado pela preservação do ‘sangue puro’, e olhar para este momento no mundo e dizer: ‘hum… sim, vou invalidar pessoas trans’”.
Imagine writing a generation defining series about a youth uprisal that defeats a tyrannical monster motivated by the preservation of “pure blood” and looking at THIS time in the world and going “hmm…yep. I’m gonna invalidate trans people.”
— h (@halsey) June 7, 2020
Que situação! Infelizmente, essa não é a primeira vez que J.K. Rowling enfrenta polêmicas envolvendo pessoas transsexuais.