A cerimônia Video Music Awards (VMA) da MTV é conhecida por dar ao público performances marcantes, além dos tradicionais looks bombásticos de red carpet e entrega de estatuetas. Devido ao coronavírus, este evento, assim como todas as produções envolvidas no mercado de entretenimento, era incerto. Entretanto, enquanto várias premiações adiaram ou estão se preparando para ocorrer online, nesta segunda-feira (29) foi declarado que diante do atual cenário americano o VMA ocorrerá como antes em agosto, apesar de ter que incluir diversas medidas de higiene em seus preparativos.
O anúncio foi feito pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo, cidade que tradicionalmente recebe o evento. Cuomo, que falou em um briefing à imprensa, não ofereceu detalhes, mas uma apresentação na tela dizia que a premiação marcada para o dia 30 de agosto no Barclays Center, no Brooklyn, seguiria as orientações de Segurança e terá “público limitado ou nenhum”.
A MTV afirmou em maio que estava buscando explorar com o governo e autoridades médicas como seria a realização de uma cerimônia ao vivo do VMA no Brooklyn em agosto.
A reabertura do comércio e entretenimento tem ocorrido gradualmente nos Estados Unidos, apesar do número elevado de mortes pelo COVID-19. O VMA será o primeiro evento relacionado a premiações ocorrendo desde o isolamento social imposto nos Estados Unidos.