Quem tem a pele oleosa sabe bem o quanto pode ser difícil mantê-la seca no decorrer do dia, né? Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele oleosa é caracterizada pelos poros dilatados e pelo aspecto “mais brilhante e espesso, por causa da produção de sebo maior que o normal”.
Com isso, além do próprio organismo, ela ainda sofre com fatores externos, como o “excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura”. Por tudo, está mais propícia à “formação de acne, cravos e espinhas”.
Apesar de reconhecer a necessidade do cuidado diário, muita gente com tais características ainda acredita que a rotina de skincare pode ser mais complicada, afinal, todos os procedimentos extremos podem causar o temido efeito rebote.
Bom, e para evitar esses e outros incômodos, trouxemos 4 dicas para reduzir a oleosidade, evitando alguns hábitos. Vem conferir!
1 – Lave seu rosto no máximo 2x por dia:
Qualquer rotina de skincare começa com a limpeza. Para a pele oleosa, este passo é ainda mais importante pois elimina a oleosidade do rosto e traz sensação de conforto. A primeira dica para quem tem esse tipo de pele é lavar o rosto no máximo 2 vezes no dia com um sabonete que combata a oleosidade, proporcione um efeito matificante e, preferencialmente, tenha ingredientes adstringentes, antissépticos e calmantes.
2 – Nada de dormir de maquiagem
Mesmo que seja algo muito falado por dermatologistas, não é difícil encontrar quem acabe pulando essa etapa por causa do cansaço no fim do dia. No entanto, esse pequeno descuido agrava o problema da oleosidade por conta do acúmulo de resíduos nos poros dilatados. Este hábito pode favorecer o aparecimento de acne, aumentar o aspecto brilhoso e ainda provoca o envelhecimento precoce da pele. Então evite!
3 – Não use produtos oleosos
Esse tipo de pele já produz uma grande quantidade de sebo naturalmente, portanto, a terceira dica indispensável é nunca optar por produtos oleosos mesmo que as promessas sejam irresistíveis. Por isso:
- O sabonete precisa ser leve e não oleoso
- O hidratante precisa ser leve, não oleoso e preferencialmente matificante
- O protetor solar precisa ser sem óleo
Dica extra, mana!
Se você sofre com a pele assim, a linha Dermotivin Oil Control é uma boa opção, viu? Ela chega proporcionando ação refrescante, calmante e antisséptica, devido a presença do mentol.
Já a linha Dermotivin Salix, contém ácido salicílico, indicado para peles muito oleosinhas e acneicas. Ela auxilia na limpeza profunda dos poros, no combate da acane e ainda promove suave esfoliação, auxiliando na renovação celular e aparência. Tudo, né?
Lembre-se de que é sempre necessário procurar um dermatologista para entender qual a melhor opção para o seu tipo de pele, tá?