Cada vez mais surgem campanhas para enaltecer as profissionais femininas em áreas predominantemente dominadas por homens. Além disso, também auxiliam a quebrar o tabu sobre profissões vistas com exclusividade ao sexo masculino. Mais um evento que segue essa linha é o “Hack das Minas”, criado pela Kira, plataforma de engajamento de Intimus.
O objetivo é incentivar e valorizar o trabalho de meninas e mulheres que atuam na área de tecnologia, como design, programação, inteligência artificial, internet das coisas, experiência do usuário (UX/UI), entre outras.
Ele será marcado por uma maratona online em que as participantes terão como desafio desenvolver soluções inovadoras e criativas para a Kira, com ideias de como a ampliar a conexão e manter as usuárias da geração Z ainda mais engajadas na plataforma.
O “Hack das Minas” é uma collab feita em parceria com o Centro Universitário FIAP e contará com participação de pessoas que se identificam como mulheres na competição. Alinhado ao propósito de melhorar a relação com a menstruação e o próprio corpo, a maratona é uma forma de incentivar ações consistentes que auxiliem as pessoas a terem acesso à informação. Além de ajudar a dar luz às conquistas e ao progresso delas, defendendo o direito que elas têm de definir sua jornada na vida, menstruadas ou não.
Mais sobre a competição…
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site entre 29 de abril e 13 de junho. A competição será em times, por isso, as inscrições podem ser em grupos formados previamente. Quem se inscrever de forma individual, será alocada em um grupo pela comissão organizadora.
Ao todo, serão selecionadas 60 inscritas, que formarão grupos de 4 a 6 pessoas, seguindo os critérios de habilidades de desenvolvimento e experiências, avaliados por meio de análise do perfil no LinkedIn (obrigatório) e do Github, plataforma de hospedagem usada por programadores para divulgação de seus trabalhos, ou portfólio (opcional).
O campeonato tem uma premiação total no valor de R$ 34 mil, e o time que ganhar o primeiro lugar será contemplado com o prêmio de R$ 12 mil. Já o segundo lugar receberá R$ 6 mil; e o terceiro, R$ 3 mil. Além disso, todas as participantes dos times vencedores ganharão cursos online oferecidos pela FIAP com valor médio de R$ 700, para cada integrante.
Os cursos shift da FIAP têm formato digital, e as vencedoras poderão escolher dentre uma das opções: UX; Teoria U; Customer Experience; e Agile Culture. Vale mencionar que o concurso conta com certificado de autorização SECAP/ME N° 03.019471/2022.