Se tem uma coisa que assusta qualquer um é a queda capilar. Problemas na alimentação, anemias, estresse, ansiedade, hormônios e vários outros aspectos podem influenciar na perda dos fios. Mas vamos com calma… antes de tudo é importante mencionar que é super normal perder alguns fios diariamente, então nada de surtar logo de cara, tá?
Em média, perdemos cerca de 80 fios por dia, mas se você reparar uma quantidade maior que essa ou que eles não estão crescendo novamente, é importante procurar um dermatologista para entender melhor as causas e soluções. Para quem não sabe, há médicos especializados nos cabelos e atendem como tricologistas.
Enquanto isso, para dar aquela ajudinha, a gente reuniu algumas ações que podem diminuir a queda dos fios. Quem conta as informações é o Dr Ademir C. Leite Junior, médico e tricologista. Vem conferir!
1- Reduzir o estresse
Boa parte dos pacientes que reclamam de queda capilar apresentam ou apresentaram algum tipo de estresse que pode ter sido causador do problema.
2- Ficar atenta ao couro cabeludo
Caspa ou descamação, feridas, dor e coceira no couro cabeludo fazem parte de sinais recorrentes que podem indicar razões para a queda.
3- Manter a limpeza e higienização do couro cabeludo
O receio de ver os fios caindo durante o banho é estranhamente uma causa para que algumas pessoas evitem lavar os cabelos. Isso é um paradoxo, uma vez que a higienização correta, rotineira, colabora para a saúde capilar e havendo um indicativo de perda acentuada de fios, que seja percebido na lavagem, deve ser levado a consultório para somar informações no diagnóstico. Lavar os cabelos não potencializa a queda!
Na verdade, quando deixam de lavar para evitar a percepção de queda que o banho causa acabam deixando o couro cabeludo sujo por mais tempo e está sujeira por sí só poderá agravar ainda mais a queda de cabelos.
4- Fazer exercícios físicos
Exercícios liberam endorfinas que diminuem o estresse e, consequentemente, a queda de cabelos.
5- Nada de tomar remédios sem recomendação médica!
A automedicação é um hábito comum, porém perigoso, podendo acarretar danos importantes para a saúde de quem a pratica. Isso inclui tomar vitaminas por conta própria, ok? Fazer isso sem um suporte médico é super perigoso não só para os fios mas para o corpo também.
6- Não perder tempo e procurar um médico
Muitas fórmulas milagrosas ou produtos que prometem tratar a queda capilar são vendidos aos montes em farmácias, supermercados e na internet. Porém, na maioria das vezes, são “soluções” que não ajudaram em nada.
Com a ajuda de um médico, além do diagnóstico bem feito, você terá uma prescrição efetiva para a solução do problema.
7- Corrigir problemas hormonais
Novamente, com acompanhamento médico e especializado! Muitas quedas de cabelo estão relacionadas a problemas hormonais. O diagnóstico destes problemas e a correção dos mesmos muitas vezes é suficiente para interromper a queda capilar.
8- Reduzir a ansiedade
Cabelos não se recuperam da noite para o dia. Ficar olhando no espelho desesperadamente à procura de fios novos não ajuda em nada. Para piorar, a ansiedade agirá como o estresse, aumentando a queda capilar. A melhor coisa a se fazer é trabalhar a paciência e dar tempo ao tempo!