O final do ano letivo está chegando, e para alguns estudantes, isso significa que as férias não estão tão próximas assim. Ficou de recuperação? Conversamos com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, do Colégio Marista Santa Maria, Maila Miyuki Umeda Ohta, para te mostrar que isso não é o fim do mundo.
“É normal ter dificuldade em uma área do conhecimento, enquanto domina bem outras. O período de recuperação serve justamente para oferecer ao estudante uma oportunidade de rever suas aprendizagens, garantindo a base que precisa para o progresso acadêmico”, avalia.
Ficar de recuperação também pode indicar que o método de estudo pode ser melhorado de alguma forma, na opinião de Maila. Se o estudante não tem muita simpatia pela matéria e acaba deixando-a de lado, é importante que pais e professores estejam mais atentos a isso.
Aliás, para Naara Mellem, coordenadora pedagógica do Marista, o período de recuperação também pode contribuir para a confiança dos alunos diante daquela disciplina. “Ao se deparar com um tempo específico dedicado aquele tema, o aluno pode sair mais fortalecido, isso auxilia não somente a passar de ano, como a continuidade daquele conteúdo no retorno das aulas”, reforça.
Confira algumas dicas para potencializar os estudos:
Mapas mentais interativos
Utilize mapas mentais coloridos e interativos para visualizar e organizar conceitos-chave. Ferramentas online gratuitas podem tornar esse processo mais dinâmico.
Flashcards personalizados
Crie seus próprios flashcards com perguntas e respostas. Revise-os regularmente para reforçar a memorização de informações essenciais.
Intervalos produtivos
Divida o tempo de estudo em intervalos gerenciáveis. Estudos mostram que períodos curtos de foco intenso seguidos por pausas podem melhorar a retenção de informações.
Explicação em voz alta
Explicar os conceitos em voz alta pode ajudar na compreensão e retenção. Envolva amigos ou familiares para tornar esse processo mais interativo.
Autoteste constante
Teste seu próprio conhecimento regularmente. Isso pode ser feito por meio de questões antigas, simulados online ou até mesmo ensinando o material a outra pessoa.
Grupos de estudo virtuais
Junte-se a grupos de estudo online para compartilhar dúvidas, insights e estratégias de aprendizado com colegas que enfrentam desafios semelhantes (para alunos mais velhos ou com o monitoramento do adulto).
Diálogo aberto com professores
Mantenha um diálogo aberto com professores. Peça orientações adicionais, esclareça dúvidas e busque feedback para orientar seu estudo de forma mais eficaz.