Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

17 coisas que Mc Soffia aprendeu em 17 anos sendo uma menina preta

mc soffia

Não é todo dia que se faz 17 anos muito menos completa 10 anos de carreira. Mc Soffia, rapper teen e compositora brasileira, conquistou  o feito na última segunda-feira (22). A cantora, que é conhecida pelas letras de suas canções, que falam sobre distorções sociais, como preconceito, racismo e machismo, faz sucesso ao incentivar outras garotas a se amarem do jeito que são.

Empoderada e autêntica, Soffia é uma das jovens negras mais influentes do Brasil. Sua última década foi dedicada à música, empoderamento, família e a conquista de muitos sonhos. Em conversa com a todateen, ela contou mais sobre a conquista:

“Nesses 10 anos de carreira me orgulho de ter escrito músicas sinceras e que servem para mim e para as jovens negras que ouvem, além de ter criado o Projeto Ocupa Preteenha, onde apoio jovens negras, postando vídeo de sua arte no meu feed. Tenho conhecido jovens maravilhosas com trabalhos lindo.”

A cantora se refere ao projeto que realiza aos domingos, em que publica no feed o material de uma artista que seja negra e jovem como ela. A ideia é ter mais meninas na arte e acolhê-las, algo de que sentiu falta no começo da trajetória

Ela ainda revelou que após completar 17 anos espera que consiga levar ainda mais seu propósito de vida nos próximos anos de vida e carreira. “Espero levar sempre a minha verdade, como venho da luta do movimento negro…eu e minha família, quero levar músicas que façam bem para as pessoas em geral“.

Soffia ainda ressalta a importância de continuar com um trabalho de empoderamento negro:  “A importância de conversas sobre esses temas é que infelizmente ainda os jovens negros morrem apenas por serem negros, além de muitas meninas negras ainda não se aceitarem pela pressão da sociedade, então enquanto a situação não melhorar pretendo continuar nesses temas. Também quero cantar outros temas, mas tudo ao seu tempo. Quando converso sobre racismo e empoderamento com meu público é um momento onde consigo trocar afetos“.

Mesmo com muitas conquistas nos 17 anos de vida e 10 de carreira, Soffia ainda revela que há muito o que ser mudado em seus próximos ciclos. “Para mim, como para a maioria das jovens negras, é ainda de muita luta pra ser respeitada e o fato de ser ainda ser ainda invisibilizada na sociedade e na carreira artística“.

Esses 10 anos de carreira foram de muita aprendizagem e o mais importante é estar sempre recomeçando, estudando, buscando muitas referências. Me orgulho de ter  cantado em saraus, shows em ruas, escolas e até na abertura da Olimpíada, aparecido em programas de TV, revistas, jornais, blogs negros e de rap, isso foi muito importante e espero alcançar muito mais espaços dentro da música“, continua.

Mc Soffia é exemplo para jovens de todo o país. Com muita bagagem e força feminina, já conquistou muito durante seus 17 anos. Ela contou as 17 coisas mais legais que aprendeu durante seus 17 anos. De andar de bicicleta à aprender história negra, a rapper prova que inspira para o bem. Confira:

17 coisas que aprendi nos meus 17 anos

1- Andar sempre com a cabeça erguida
2- Respeitar todas as pessoas independente de gênero, religião, etnia
3- Saber que a vida é uma luta
4- Ter empatia
5- Adoro eu mesma escolher meus looks para cantar
6- Amar e respeitar minha família sempre
7- Fiz um curso de produção musical e aprendi muito
8- Importante pesquisar nossa história negra
9- Conhecer a importância das mulheres no rap
10- Que é muito bom e necessário fortalecer artistas novos
11- Que o futuro é hoje
12- Que preciso aprender outras línguas para me comunicar com pessoas do mundo inteiro
13- Ouvir as pessoas mais velhas
14- Que eu amo minha profissão de cantora
15- Que posso e sou capaz de escrever minhas próprias músicas a partir da minha história
16- A andar de bicicleta, nadar e amar viajar com a família
17- Que tenho muitas coisas boas para conquistar ainda.

Mais notícias para você

Entretenimento

Tem novidade na área! Nesta sexta-feira, 8, o Spotify anunciou o lançamento de “Bocas Ordinárias”, o primeiro podcast com vídeo no Brasil. Com apresentação...

Entretenimento

Como já falamos por aqui, Larissa Luz foi responsável por abrir o line-up na 1ª edição do Festival Turá neste sábado, 2, no Parque...

Comportamento

Muito além de ser reconhecida por sua voz doce e marcante, Agnes Nunes é sinônimo de muita potência. Aos 20 anos, ela é uma...

Comportamento

Uma pergunta que já se passou na cabeça de toda garota é: minha vagina é normal? A resposta é SIM, pelo menos na maioria...