Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

Beleza de milhões! 5 receitinhas caseiras com flores para pele

Crédito: Shutterstock

Assim como diversas espécies de plantinhas têm propriedades medicinais, cada flor possui uma variedade de substâncias ativas com propriedades únicas entre si, sendo que algumas ainda potencializam ações em nosso organismo.

Quem explica isso é Jamar Tejada, farmacêutico e homeopata. “Assim como algumas apresentam atividades mais sistêmicas, outras possuem ação de efeito mais estético. Alguns desses princípios ativos se encontram nas raízes, no caule, nas folhas das plantas ou ainda nas flores. Dependendo da estação do ano, alguns fitoquímicos podem ter maior concentração ou não”, conta.

Como uma flor pode conter vários ativos, várias são as propriedades medicinais e estéticas das mesmas, podendo ser amplamente utilizadas em produtos cosméticos, desde uso de hidratantes labiais, loções, máscaras, shampoos até rachaduras dos pés, o uso pode ser muito diversificado.

Por isso que cada vez mais a indústria cosmética está atenta a esse apelo visual das flores e é claro as substâncias ativas. “Há uma tendência mundial no uso de produtos cosméticos naturais e o uso de flores é a grande aposta”, aponta e deixa um alerta: “Na hora da compra veja se esse produto foi certificado pela ANVISA, se está dentro das especificações de validade, além das características básicas de integridade da embalagem (rachaduras, amassados e vazamentos) e dê preferência às embalagens escuras pois garantem maior estabilidade dos compostos orgânicos”, finaliza.

Abaixo, Jamar deixa 5 receitinhas possíveis de serem feitas em casa para alcançar a pele dos sonhos!

Lavanda com função antisséptica e cicatrizante

Receita: Após lavar em agua corrente 10g de flores de alfazema, as disperse em 2 litros de álcool neutro ou de cereais, deixar em repouso por pelo menos uma semana. Molhe um algodão com a tintura e use como antisséptico e cicatrizante.

Alfazema para aliviar o aspecto de canseira

Receita: Coloque um punhado de flores frescas de alfazema em 750ml de azeite e deixe macerando por 20 dias em local longe de luz e umidade. Filtrar em tecido de linho. Para aliviar cansaço, pingar algumas gotas desse óleo sobre um torrão de açúcar, dissolvendo-o lentamente na boca e pingar algumas gotas sobre as têmporas e os pulsos.

Camomila com função clareadora

Receita: Lave 1 xícara de chá de flores de camomila em água corrente. Bata no liquidificador 1 xícara de chá de flores de camomila e 1/2 pote de iogurte natural, deixe em repouso por uma hora. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 40 minutos. Tire com algodão embebido em água.

Rosa branca com função esfoliante

Receita: Separe as pétalas de 3 rosas brancas em um recipiente. Adicione 6 colheres de sopa de farelo de aveia, 1 colher de sopa de mel e 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem. Misture bem. Aplique a mistura durante o banho, massageando com suavidade, use uma vez por semana.

Rosas e camomila para hidratação

Receita: Lave as pétalas de rosas (8 botões de rosas brancas) e as flores de camomila (4 colheres de sopa) em água corrente. Coloque tudo em um recipiente de vidro. Adicione o leite (2 xícaras) no fogo, até começar a levantar fervura e despeje sobre as pétalas de rosa. Tampe o recipiente e deixe em repouso por 3 horas. Depois coe o leite de rosas e camomila em um pano de prato e descarte as pétalas. Conservar em geladeira até a hora de usar.

Mais notícias para você

Beleza

Por estar constantemente exposta ao ambiente, a pele está mais suscetível aos efeitos do estresse do que qualquer outro órgão!

Beleza

Como as axilas são uma região mais sensível, pela depilação ou até mesmo pelo atrito constante, ela precisa receber cuidados específicos.

Beleza

Não é novidade para ninguém que o clima mais seco faz com que a camada mais externa das células da nossa pele encolha, prejudicando...

Beleza

Apesar da variação no clima (oi, país tropical), o frio chegou para ficar. E como já sabemos, as temperaturas mais baixas e o tempo...