Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Entretenimento

Caspa: o que causa, como evitar e tratamentos adequados para os fios

Caspa significa falta de higiene? Respondemos essa e outras dúvidas!

caspa
Fotomontagem: iStock e Isadora Andrade

A caspa é uma inflamação da pele que atinge principalmente o couro cabeludo. Os famosos “flocos” cinzas ou brancos são, na verdade, células velhas que estão se soltando a uma taxa maior do que o normal. Mas, miga, se você passa por isso, fica tranquila: é uma condição bem comum que afeta metade da população mundial, e a gente te dá algumas dicas para você evitá-la!

Tire suas dúvidas sobre caspa e saiba como tratar:

O que causa a caspa?
Não há um diagnóstico preciso, pois cada caso é um caso. Mas alguns fatores podem provocar a descamação da pele, como excesso de oleosidade, estresse emocional, disfunção hormonal e até mesmo alimentação.

Tem a ver com falta de higiene?
A caspa não é causada por falta de higiene, mas o número baixo de lavagens deixa o couro cabeludo mais oleoso, o que favorece o surgimento dos flocos brancos.

caspa

Fotomontagem: iStock e Isadora Andrade

Como tratar? Tem cura?
Não tem cura, mas você pode controlar o problema sim! O tratamento deve ser feito com xampus específicos. “O melhor xampu é aquele que equilibra o PH do couro cabeludo (lembrando que é muito importante saber qual o seu tipo de caspa, seca ou oleosa), o xampu anti-caspa, pois tem um PH no rótulo de 3.8 a 5. Além disso, existem tratamentos específicos para o problema, como a chamada terapia capilar, oferecida por vários salões de beleza”, explica o cabeleireiro Nandho Brandão, do Espaço Le Cinq.

Como evitar?
Mantendo sempre o couro cabeludo bem hidratado e nutrido. Uma higienização precisa equilibrar o couro, e massageá-lo também ajuda. O mais importante é você procurar um dermatologista e salão que tenha tratamentos específicos.

No inverno, a descamação tende a aumentar?
Sim! Isso acontece por conta do menor número de lavagens, banhos quentes, uso de gorro e secador muito quente.

caspa

Fotomontagem: iStock e Isadora Andrade

Tratamentos químicos são vilões?
“O excesso de químicas como progressivas, botox e coloração podem alterar o PH do couro cabeludo e, assim, causar a desidratação do couro e desencadear a caspa”, afirma o especialista Nandho Brandão.

A alimentação influencia?
Sim! Hábitos alimentares ricos em gordura afetam tanto a pele como o couro cabeludo. Dica: a ingestão de alimentos na cor verde escuro ajuda no equilíbrio da oleosidade!

A caspa é contagiosa?
Não, miga, isso aí é MITO mesmo! O micróbio que causa esse problema não é transferido de pessoa para pessoa.

Mais notícias para você

Beleza

Dê adeus ao frizz com uma receita de hidratação caseira

Beleza

Diga adeus aos fios arrepiados devido ao frizz!

Beleza

Você sabe qual é a curvatura do seu cabelo? Se não sabe se é crespo, ondulado ou cacheado, fique tranquila! A gente te salva

Beleza

Cronograma capilar é um item indispensável para o verão