Fale conosco

O que vc está procurando?

Saúde

Ciclo menstrual: você não vai acreditar no que acontece com você em cada fase!

A lua e estações do ano tem tudo a ver com as mudanças em você, vem entender!

ginecologia emocional
Foto: Getty Images, Fotomontagem: Fernanda Yamazato

Todos os meses, nosso corpo se transforma. Ao longo de 28 dias, em média, passamos por altos e baixos durante o ciclo menstrual. Em alguns dias estamos animadas, outros querendo que o mundo exploda – e parece que só tem a ver com o nosso jeito mesmo, né? Mas miga, os hormônios influenciam (e muito!) parte do que sentimos ao longo de um mês. Entender em qual fase seu corpo se encontra, ajuda você a lidar melhor com tantas mudanças.

Somos como a Lua, que se transforma todos os meses e passa por quatro fases. Tudo está conectado, miga. Isso é o que nos conta a Kareemi, que é facilitadora da Ginecologia Emocional. Ela explicou tudinho sobre o nosso ciclo menstrual e as quatro fases que enfrentamos ao longo do mês. Vem saber mais!

via GIPHY

Fases do Ciclo Menstrual

Você sabia que não é a TPM (tensão pré-menstrual) que nos deixa irritadas ou muito tristes? Na verdade, ela só acentua comportamentos em nós que já existem ao longo do ciclo menstrual. “Eles ficam muito mais fortes próximo da menstruação para nos mostrar quais comportamentos a gente precisa cuidar para não serem repetidos no próximo ciclo”, explica Kareemi, facilitadora da ginecologia emocional.

Isso quer dizer que se você já é impaciente, quando chegar a TPM vai ficar ainda mais. E não é por isso que você deve odiar essa fase, viu? Ela é uma forma de autoconhecimento, alerta Kareemi. “Ela tá mostrando quais são os nossos comportamentos e o que nós precisamos melhorar e tomar cuidado para o ciclo que vai começar”.

Para você se direcionar para o começo de um novo ciclo menstrual, a Kereemi nos ajudou a entender cada uma das quatro fases que passamos ao longo do mês. Com isso, você consegue se preparar para as mudanças físicas e psicológicas que o seu corpo vai pedir. “É muito importante esse recolhimento para uma conexão com nós mesmas e com nosso emocional, para a gente saber como fluir nesse ciclo que está se abrindo”, conta Kareemi.

Nós somos Lua e estações do ano

Temos quatro fases no ciclo menstrual e cada uma delas batem muito com as fases da lua. Por exemplo, quando estamos mais introspectivas, tem a ver com a lua nova – ela representa um momento de preparação. Já a lua cheia refere-se ao nosso período fértil,  já que a nossa beleza está muito mais forte e aparente. E por aí vai, miga!

 

Antigamente, a lua influenciava no ciclo menstrual e fazia com que todas nós menstruássemos juntas, acredita? E mesmo não sendo mais assim, a Kareemi conta que as influências continuam. “Ela mexe com as nossas fases também, pois, se a lua influencia um oceano inteiro com as suas marés, não vai influenciar em nós mulheres? Que temos o corpo composto por 70% de água?”, explica.

Já percebeu que são quatro estações ao logo do ano, assim como o nossos períodos ao longo do ciclo menstrual? Cada uma delas, tem a sua particularidade. O inverno, em que ficamos mais reservadas. O verão, onde estamos radiantes. A primavera, em que florescemos. E o outono, que recomeça ciclos.

 

ciclo menstrual

Fotomontagem: Fernanda Yamazato

Menstruação: Lua Nova

via GIPHY

Tudo começa ao primeiro sinal de sangue, seja na calcinha ou no xixi. Uma nova fase se inicia, assim como na Lua Nova. Essa é fase de ficar mais quietinha. “Seu corpo estará trabalhando na sua limpeza e renovação”, explica Kareemi.

Durante essa fase do ciclo menstrual, também podemos compará-lo com o inverno. Você vai querer ficar mais na sua e seus hormônios terão abaixado bastante. Por isso, diminua o ritmo, planeje metas e entre em contato com você mesma – já que sua intuição vai estar em alta!

Bom momento para: assistir um filminho na Netflix, terminar uma série e colocar o sono em dia.

Fase folicular: Lua Crescente

via GIPHY

Acontece logo após a menstruação. Você colocará em prática tudo que planejou na fase anterior! “Sua energia estará aumentando, assim como a Lua Crescente”, conta Kareemi. Aqui é o caminho até o período fértil, então nossas taxas hormonais também estarão crescendo. Você estará mais produtiva, aberta às novidades, sentindo-se mais bonita e com a pele ótima!

Bom momento para: se dedicar aos estudos, começar novos projetos e atualizar o feed do Instagram.

Fase ovulatória: Lua Cheia

via GIPHY

Os hormônios estarão lá em cima e você estará mais forte e reluzente, assim como é a Lua Cheia. Vai chamar atenção e os desejos ficarão aflorados. “Cada garota terá um tempo para essa fase, já que a ovulação pode variar – dependendo de quantos dias dura o seu ciclo”, alerta Kareemi.

Bom momento para: beijar, curtir com o/a crush (sempre se protegendo) e dar rolês!

Fase lútea: Lua Minguante

via GIPHY

Acontece ao final do ciclo e você ficará mais cansada e sem energia. Assim como a Lua Minguante tem sua luz reduzida, os hormônios também ficarão reduzidos no corpo. Você estará mais fechada e indisposta, já que é nessa fase que a TPM chega. “As emoções ficam mais intensas para mostrar quais comportamentos temos que melhorar no próximo ciclo”, explica Kareemi.

Bom momento para: cuidar de si mesma, ficar mais na sua e comer o que está com vontade.

Mais notícias para você

Comportamento

A todateen te explica por que menstruação e exercício físico não precisam ser inimigos

Comportamento

Mariana Betioli, especialista em saúde íntima, explica como o sexo pode ser aliado durante o período menstrual

Saúde

Você já imaginou o que pode vir com a chegada da menstruação? Para te dar uma introdução do que vem por aí, montamos um...

Comportamento

Te contamos tudo sobre esse substituto dos absorventes descartáveis