Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Dia Internacional Da Mulher: conheça a história por trás do 8 de março

Dia Internacional Da Mulher: conheça a história por trás do 8 de março
Dia Internacional Da Mulher: conheça a história por trás do 8 de março

Quando as pessoas se questionam sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, a história sobre as tecelãs mortas pelo chefe em uma fábrica de Nova York é o enredo mais popular para justificar a data. Entretanto, saiba que esse não é o ocorrido que originou o dia de luta das mulheres, já que isso nunca aconteceu!

Muitas pessoas contam que no dia 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio criminoso, dentro de uma fábrica têxtil nova-iorquina. O proprietário da indústria teria incendiado o local após a união das funcionárias em greves por melhores condições de trabalho.

Mulheres incríveis e suas frases marcantes para se inspirar
Mulheres na política: por que há pouca representatividade feminina?
10 garotas empoderadas para agitar sua timeline

Acontece que essa história não é real! O que de fato aconteceu foi que em 25 de março em 1911, um incêndio causado pelas más instalações de uma fábrica de camisas matou mais de 125 funcionárias. O tecido serviu de combustível para o acidente, e nenhuma mulher teve chance de se salvar – a empresa trancava as portas do estabelecimento durante o expediente para evitar motins e greves.

Mas então o que aconteceu no dia 8 de março? Uma grande movimentação feminina na Rússia! Em 1917, o país estava passando por um ciclo revolucionário em prol de derrubar a monarquia czarista. No dia 8 de março do mesmo ano, um grupo de 90 mil operárias saiu às ruas protestando para pedir melhores condições de trabalho e vida, bem como chamar a atenção para os altos índices de fome e questionamento da participação do país na Primeira Guerra Mundial. O movimento marcou a história do país e é considerado por muitos historiadores como o pontapé inicial para a Revolução Bolchevique.

A revolução das operárias foi o responsável pela definição da data 8 de março, instituída oficialmente como o Dia Internacional Das Mulheres em 1975 pela ONU. Desde então todo o mundo celebra esse dia de luta para as mulheres refletindo sobre a desigualdade entre os gêneros que ainda predomina em todo o globo.

As mulheres podem ter conquistado o direito de votar, concorrer na política e igualdade legal diante do homem. Entretanto, o salário de uma mulher ainda representa cerca de 79,5% do salário de um homem igualmente capacitado, de acordo com a pesquisa Pnad Contínua realizada em 2018 pelo IBGE. Quando se tratam das mulheres negras, as estatísticas são ainda piores: o salário recebido por uma mulher dessa parcela da população é de aproximadamente metade do valor ganho por um homem branco.

O machismo torna o mundo um um local desrespeitoso e violento para as mulheres. Enquanto a taxa de homicídios diminuiu em 2019, a de feminicídio permanece crescente, 76% maior. E não se trata apenas da violência nas ruas: oito em cada dez casos de feminicídio deste ano ocorreram dentro de casa, enquanto 26 dos 37 casos tinham autoria conhecida, como maridos e ex-namorados.

Neste 8 de março, as mulheres celebram a conquista de direitos que antes não eram nem imagináveis. Entretanto, o caminho para a igualdade entre os gêneros ainda tem um percurso muito longo a ser percorrido.

Mais notícias para você

Comportamento

Escolha sua frase favorita e envie para uma mulher especial nesse dia

Entretenimento

Descubra novos podcasts apresentados por mulheres super poderosas

Comportamento

Se você está sempre de olho no que rola nas redes sociais, deve ter visto vários memes e críticas ao ator Caio Castro. Durante...

Comportamento

Muito além de ser reconhecida por sua voz doce e marcante, Agnes Nunes é sinônimo de muita potência. Aos 20 anos, ela é uma...