Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Diário Terapia: como a escrita pode ser sua aliada durante a pandemia

Diário Terapia: como a escrita pode ser sua aliada durante a pandemia
Diário Terapia: como a escrita pode ser sua aliada durante a pandemia (Rawpixel/ Freepik)

O hábito de escrever um diário é algo que ultrapassa gerações! Não importa se você é millennial, se faz parte da geração z, com certeza já teve algum ou pelo menos pensou em aderir à ideia. O fato é que eles podem sim ser muito benéficos para a sua saúde, ainda mais durante o período da pandemia.

Em entrevista para a todateen, a psicóloga Vanessa Gebrim explica que o diário pode ser usado como um objeto terapêutico, e que pode te ajudar com muitos problemas físicos e emocionais.

+ Como tornar o planner um aliado no controle da ansiedade?

A escrita nos permite acessar áreas cognitivas e emocionais que nem sempre temos acesso. Escrever um diário pode trazer inúmeros benefícios, dentre eles: registrar os momentos marcantes da vida, registrar os momentos de progresso na terapia, clarear pensamentos e sentimentos, além de ajudar no autoconhecimento, motivação e autoconfiança.”

Além disso, a especialista enfatiza o seu uso durante a quarentena e dá dicas de como começar a usar o diário de forma terapêutica. Confira!

pandemia

Escrever um diário pode ser uma ferramenta potente para aliviar o estresse nesse momento da pandemia. “É uma prática que ajuda a liberar as emoções guardadas, entender o nosso funcionamento e padrões que temos. Além disso, ajuda a promover novas ideias, traçar metas, gerando bem-estar como um todo”, explica Vanessa.

Além disso, o diário é extremamente eficaz contra problemas de saúde que enfrentamos nos dias de hoje, podendo ser usado para tratar principalmente a depressão e o transtorno de ansiedade. “Há pesquisas que comprovam que escrever um diário aumenta a imunidade das pessoas, como no experimento que foi feito na Universidade do Texas. Foi comprovado que pessoas que tinham algum problema de saúde e que escreviam sobre isso três ou quatro vezes por semana, durante 15 minutos, visitavam o médico a metade de vezes que aqueles que não escreviam. Aqueles que mantinham um diário fabricavam mais anticorpos e produziam menos cortisol, o hormônio do estresse“, traz a especialista.

Vanessa ainda comenta sobre relatos de pessoas que veem diferença em seus tratamentos ao utilizar o diário como a terapia. “As pessoas relatam que, quando escrevem, sentem que estão tirando um peso da vida delas. Muitas perceberam que se sentiram mais tranquilas, além de conseguirem organizar seus pensamentos e estabelecerem metas para a vida, bem como a percepção de um maior estímulo para a criatividade“.

+ É normal sentir medo? Fobias sociais que podem aparecer no pós-isolamento e o que fazer para evitá-las

como começar

É sempre bom ter uma constância, separar um momento do seu dia para praticar. Buscar um ambiente tranquilo também ajuda bastante. Não controle a mente, deixe fluir e vá anotando as suas ideias, pensamentos, emoções e tudo que estiver com vontade. Pode fazer desenhos também. Cada um se expressa como desejar“.

No entanto, manter um diário pode ser um desafio se você não está acostumado a escrever, pois requer disciplina, paciência e compromisso. “Entretanto, bastam apenas 15 minutos para colocar em prática. Comece a escrever sobre algo que te gere orgulho ou sobre algum fato específico ou ainda sobre coisas que planeja fazer na sua vida. Isso pode te ajuda a transformar essa prática em um hábito. Você pode usar fotos e lembranças para aumentar ainda mais a motivação, enfeitando o seu diário“, aconselha Vanessa.

Por fim, hoje em dia existem muitos meios de você escrever um diário! Cada um se identifica com um formato e é só questão de experimentar o melhor para você. Abaixo, separamos os tipos de diário que existem para te ajudar a embarcar nessa de uma vez por todas!

caderninho

Se você é daquelas que prefere colocar os pensamentos no papel, aposte em um caderninho próprio para isso! Vale apostar em estampas que você goste, assim terá um animo a mais para engatar na escrita. Para ter em mente na hora da escolha: se você gosta de escrever bastante, compre um caderno grande, com bastante espaço para colocar suas ideias. Se não, vale investir em um pequeno, pela portabilidade. Se jogue ainda em canetas coloridas e divirta-se!

diário digital

Se você é mais daquelas fãs em fazer tudo no meio digital, uma ótima ideia é manter seu diário no computador ou no celular. Utilize programas como o Word e o Bloco de Notas, ou algum outro software/aplicativo que a agrade. Uma dica: salve todos os seus textos em uma única pasta para deixar tudo organizado e ainda mais com carinha de diário.

diário online

Uma ótima ideia se você quiser compartilhar seus pensamentos com outras pessoas é publicar o seu diário! Você pode montar um blog em plataformas gratuitas e fazer postagens diárias ou semanais sobre o seu cotidiano. É ótimo para inspirar outras pessoas ou até encontrar alguém que pense como você!

áudio

Você já pensou que pode manter um diário em áudio? Se você ainda não se sente tão confortável com a escrita, pode usar um gravador para falar o que está pensando e deixar registrado. A fala costuma estimular o processamento dos pensamentos e você pode transportar tudo para a forma escrita depois <3.

E aí, miga, gostou das dicas? Mão na massa e bora escrever!

Mais notícias para você

Comportamento

Separamos uma lista de opções rápidas para ajudar a controlar a ansiedade

Comportamento

Doutora em psicologia, Blenda Oliveira comenta alguns sinais que alertam para ansiedade e a importância do ambiente

Comportamento

Te ajudamos a começar esse hábito novo em 2024

Moda

É sempre bom ter sapatos bonitos para passear, mas por que não investir em algum para quando você tiver dentro de casa? Principalmente agora,...