Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Meninos são mais fortes que as meninas? Respondemos essa e outras dúvidas

Veja quais são as diferenças de corpo e hormônios femininos e masculinos

diferenças entre meninos e meninas
Foto: Getty Images

Só as mulheres têm celulite e mais dificuldade para emagrecer? Por que os homens têm mais pelos e suam mais? Consultamos duas especialistas, uma endocrinologista e uma dermatologista, para explicar diferenças entre meninos e meninas em relação ao corpo e hormônios.

Entenda por que existem diferenças entre meninos e meninas:

Por que os homens costumam ser mais fortes que as mulheres? Isso é regra?
“Homens produzem testosterona, sendo esse o hormônio sexual predominante. Uma das ações da testosterona é ter ação anabólica, isto é, favorecer a formação de músculo. Por via de regra, sem contar com histórico de atividade física, homens serão mais fortes e com mais massa muscular do que mulheres. A partir da puberdade, ocorre o aumento dos hormônios sexuais e o aumento do ganho de massa muscular nos meninos”, explica a endocrinologista e clínica geral Juliana Garcia.

Só as mulheres têm celulite?
A celulite é mais comum nas mulheres por ação dos hormônios femininos que favorecem o acúmulo de gordura em regiões sensíveis ao hormônio, por exemplo, quadril e coxas. A celulite nada mais é que uma célula de gordura que cresceu, teve mais entrada de água e endureceu no tecido subcutâneo, o que pode dar o aspecto de vários pontos mais altos e mais baixos na pele, como furinhos. Mas a presença de celulite não depende apenas da ação hormonal. O peso, a composição corporal quanto ao percentual de gordura e o tipo de alimentação podem interferir nessa formação de células de gordura.

diferenças entre meninos e meninas

Foto: Getty Images

É mais difícil para as meninas perderem peso?
Sim, porque naturalmente as mulheres podem ter menos percentual de músculo e maior de gordura que os homens, por ação dos hormônios femininos mais altos que a testosterona, hormônio este produzido pelos homens em maior quantidade. Tendo menor percentual de músculo, a queima de gordura acaba sendo menor que a dos homens.

As mulheres possuem um sistema imunológico mais resistente? Como isso se explica?
A Dra. Juliana explica que isso ocorre pelo maior cuidado com a saúde e alimentação do que os homens em geral, além de maior frequência de consulta aos médicos. As doenças auto imunes, por exemplo, são mais comuns em mulheres, principalmente pela presença do estrogênio (hormônio sexual feminino produzido pelos ovários e liberado na primeira fase do ciclo menstrual). E isso seria uma “falha” do sistema imunológico, em que os próprios anticorpos agem contra o corpo.

Por que os meninos têm mais pelos e suam mais?
Isso é consequência da ação da testosterona, que faz com que pelos cresçam em áreas sensíveis a androgênio (hormônios sexuais responsáveis por inúmeras funções no organismo). O suor é uma resposta individual, não apenas de gênero, pode ter relação com metabolismo basal e percentual de músculo que, em geral, nos homens é mais alto e poderia ser justificado uma maior tendência a suar.

Por que a voz dos meninos fica grossa depois da puberdade?
A prega vocal ou cordas vocais é um músculo sensível à testosterona. Com seu aumento na puberdade, o músculo da prega vocal aumenta e, de acordo com a genética de cada um, muda a voz para mais grave, rouca e grossa.

diferenças entre meninos e meninas

Foto: Getty Images

Por que as meninas têm curvas?
As curvas das meninas são relacionadas à presença do estrogênio, que, ao iniciar a puberdade, leva um maior acúmulo de gordura à região do quadril, coxas e nádegas, principalmente. A genética irá influenciar no tipo de corpo que teremos e a tendência de acúmulo de gordura corporal (abdômen, glúteo, coxa, braços).

Há diferenças entre o cabelo dos meninos e das meninas?
“O cabelo masculino e feminino se diferem pela influência da testosterona sobre os fios que fazem com que o cabelo masculino seja mais oleoso e de crescimento mais acelerado. Pode haver também diferença na textura, uma vez que o cabelo masculino tende a ser mais grosso que o feminino”, explica a dermatologista Emily Alvernaz.

A pele dos meninos é mais oleosa do que a das meninas?
A testosterona tem como um dos efeitos gerar mais oleosidade e favorecer o aparecimento de acne, mas essa resposta tem fator genético e alimentar relacionado, não apenas hormonal.

diferenças entre meninos e meninas

Foto: Getty Images

Consultorias:
Dra. Juliana Garcia, Endocrinologista e Clínica Geral. Membro titular da Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia.
Dra. Emily Alvernaz, médica com especialização em Dermatologia e Medicina e Cirurgia Estética. Atua na Clínica Goa, no RJ. 

Mais notícias para você

Saúde

Você já imaginou o que pode vir com a chegada da menstruação? Para te dar uma introdução do que vem por aí, montamos um...

Beleza

Viemos responder as perguntas que muitas de vocês têm sobre celulite

Entretenimento

Aperta o play e vem se amar com a gente!

Saúde

Se você enfrenta o dilema do peitão, vai se identificar muito com essa lista, miga!