Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Enem 2023: checklist com tudo que você precisa levar

Primeira parte da prova acontece neste domingo (5)

Crédito: Shutterstock

O primeiro dia do Enem está batendo na porta! Neste final de semana, os candidatos do país todo vão ficar frente a frente com a primeira parte da prova, que traz os cadernos de Linguagens e Ciências Humanas, além da temida redação.

Por aqui na todateen, a gente já deu várias dicas para controlar a ansiedade, diminuir o nervosismo e se preparar para a reta final. Agora, o que não pode faltar é um checklist com todos os itens que você precisa levar. Nada de esquecer a caneta ou toda a sua autoconfiança em casa, né? Vamos lá!

O que devo levar?

Os itens básicos para levar no Enem são: caneta preta, o documento de identidade e o comprovante de inscrição. Você pode levar lápis e borracha para rascunhar o caderno de questões, mas na hora de preencher o caderno de respostas é OBRIGATÓRIO usar caneta preta.

Por ser uma prova super extensa, é importante manter a energia durante esse tempo. Isso inclui levar um lanchinho como bolacha, sanduíche, barrinha de cereais ou até chocolate. Outra coisa que não pode faltar de jeito nenhum é uma garrafa de água (tem que ser transparente!) para ficar sempre hidratado.

Que horas devo chegar?

O fechamento dos portões assusta qualquer candidato e para evitar qualquer situação de estresse é bom chegar com antecedência. Verifique o local da prova no dia anterior para já traçar o caminho e quanto tempo leva para chegar, ter isso em mente já ajuda a estipular um horário para sair de casa.

Considerando que os portões fecham às 13h, é recomendado que você chegue uma hora antes desse horário, até porque, podem rolar imprevistos que atrasem a sua chegada. A prova só começa 13h30, depois que tudo fica organizado e os alunos direcionados as salas, mas não dá para entrar depois das 13h. Fica esperta!

Os principais horários sobre a prova:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Saída sem caderno de questões: 15h30
  • Saída com caderno de questões: 18h
  • Término das provas: 18h30

Anotou tudo? Boa sorte e arrasa! Você consegue.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a arrasar na redação do Enem e garantir o notão dos sonhos

Comportamento

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem vai até 26 de abril

Comportamento

O Aprova Total separou dicas importantíssimas sobre possíveis assuntos da próxima redação do Enem

Comportamento

Te contamos tudo o que você precisa avaliar antes de se inscrever com a nota do Enem