Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Entrevista: Carolina Munhóz, autora de “Por um Toque de Ouro”

Apostando em uma trilogia fantástica, a autora Carolina Munhóz conquista cada vez mais leitores!

Entrevista Carolina Munhóz
Carolina Munhóz - FOTO: Will Pauley

Conversamos com a autora Carolina Munhóz que, com suas narrativas cativantes e cheias de seres fantásticos, está conquistando cada dia mais e mais leitores! Entre os projetos de Carol para esse ano, estão o lançamento de “O Mundo das Vozes Silenciadas” – em parceria com a atriz e blogueira Sophia Abrahão – e o “O Reino Secreto“, que aposta no sucesso dos livros de colorir. Confira o bate-papo completo que ainda contou com perguntas enviadas pelos fãs da autora:

Entrevista Carolina Munhóz

Carolina Munhóz – FOTO: Will Pauley

tt: Como está sendo a experiência de escrever uma trilogia?

Carol: Diferente, mas maravilhosa! Antes precisava me preocupar em desenvolver o começo, o meio e o fim de um livro. Dessa vez, preciso pensar nisso em três obras que se complementam. É um desafio, entretanto, adoro criar pontos de viradas e acho que isso está me empolgando cada vez mais.

tt: O que podemos esperar dos próximos livros da saga Trindade Leprechaun?

Carol: O “Por um toque de Ouro” termina com um final bombástico, que me faz receber mensagens em capslock perguntando por que terminou e quando sai o próximo. Os leitores podem esperar a continuação para o mais breve possível, só que precisam segurar o coração, pois há ainda mais drama e viradas no próximo.

tt: Como é o processo de pesquisa e criação das histórias? Em que você se inspira?

Carol: É bem intenso e o de “Por um toque de Ouro” foi ainda mais. Precisava mergulhar na lenda dos Leprechauns e no dia a dia irlandês. Fui até Dublin e fiquei como uma louca filmando e decorando cada detalhe daquela cidade. Foram muitos artigos, contos e poemas lidos sobre o tema. Inspirei-me também no mundo dos famosos nessa obra, passando algumas coisas que vivi ou pesquisei.

Entrevista: Carolina Munhóz, autora de "Por um Toque de Ouro"

FOTO: Reprodução / Resenhas à la Carte

tt: Você aborda temas pesados (depressão, bullying, estupro…) de uma forma introdutória para o público juvenil. Como você vê o papel do autor na formação dos jovens leitores?

Carol: Eu cresci e aprendi muito com os livros. Eles foram os meus professores, mas senti falta de ver neles sentimentos e situações que eu passava na minha adolescência. Se eu quisesse ler sobre depressão, precisava buscar livros sobre o tema. Era raro pegar um livro de fantasia e encontrar um personagem depressivo, no máximo existia a Murta que Geme! Hoje escrever e misturar esses mundos me faz completa. Ver outros autores como o John Green também fazendo isso é enriquecedor. O mundo está mais liberal e assuntos considerados pesados fazem parte do nosso dia a dia. Acho meu dever como escritora conversar sobre eles.

tt: Você já pensou em se aventurar por outros gêneros literários? Ou talvez, uma parceria com o seu marido, Raphael Draccon?

Carol: Sim! Tenho dois livros infantis que ainda não saíram e gostei muito de escrever. Quero um dia tentar algo no chick-lit ou thriller, mas meus próximos anos continuarão mágicos. Eu e o Rapha já temos a escaleta de um livro juntos até. Agora só falta conseguir encaixá-lo em nossas agendas. Eu estou com a trilogia Trindade Leprechaun para finalizar e ele a do Legado Ranger. Até terminá-las ficará um pouco difícil.

Entrevista Carolina Munhóz

Carolina Munhóz – FOTO: Will Pauley

PERGUNTAS DE FÃS

@PortalCarolM – Após tantas surpresas maravilhosas esse ano, podemos esperar mais algumas ano que vem além do 2º livro da trilogia?

Carol: Sim! Além da continuação de “Por um toque de Ouro”, ampliarei minha coleção de produtos na Nerd Universe e entrarei no mundo do cinema. Ainda não é adaptação de uma obra minha, mas quero começar a cada vez mais exercer meu lado roteirista.

@YessCarolMunhoz – Podemos esperar mais de um livro para 2016?

Carol: Até o momento só a continuação de “ Por um toque de Ouro”, contudo, se você me perguntasse no começo de 2015 se iria acontecer algum outro livro além dele, eu teria respondido que não, mas acabou que agora em setembro lançarei também “O Mundo das Vozes Silenciadas” e “O Reino Secreto”, em parceria com a Sophia Abrahão.

@LovatoFeerica – Qual a maior dificuldade de um escritor?

Carol: Não se distrair com o mundo atual. Hoje é bem mais complicado escrever com tantas formas de comunicação. Se você senta na frente do computador é facebook, instagram, twitter, site oficial e muitas outras coisas para checar. Ainda temos o whatsapp e e-mails, que consomem muito tempo. São horas da minha vida que dedico a essas ferramentas, na maioria das vezes por conta do trabalho.

@EvelynSilvaDL – Como começou a sua paixão por escrever livros?

Carol: Eu comecei escrevendo fanfics de Harry Potter como um passatempo. Enquanto esperava a J.K. Rowling terminar mais um livro, ficava lendo a fanfic das outras pessoas e isso me instigou. Sempre fui boa em redação e desde pequena vivo no mundo da lua. Isso acabou contribuindo para um dia me tornar escritora e dona dos meus próprios universos.

@BieberrLacra – Qual dica você dá para quem quer escrever um livro?

Carol: Tenha foco! Saiba o que você quer para a sua vida e trace um caminho até o se objetivo. Para isso você tem que ler muito e estudar bem o mercado.

@MyLindaFadaCM – Você pretende escrever uma autobiografia?

Carol: Sou muito nova para pensar nisso, mas um dia gostaria de revelar mais sobre o meu passado. Entretanto, é algo para daqui a muitos e muitos anos.

[saiba_mais] @AdienAdiene – Se você não fosse escritora e jornalista, o que seria?

Carol: Atriz. Meu primeiro grande sonho foi ser atriz. Tanto que escrevo minhas personagens como se eu fosse interpretá-las. Só que a literatura apareceu na minha vida e tive que escolher um caminho. Ser atriz é difícil e ser escritora também. Optei por ser escritora e hoje são dez anos de estrada. O jornalismo surgiu como sendo um plano B para a minha opção. Tenho ainda vontade de resgatar esse sonho de atuar. Quem sabe um dia!

@OReinoNSeCalara – Como se sente ao ver que o seu mundo, o mundo feérico, está cada vez maior e distribuindo mais amor?

Carol: Eu sempre fui fã de escritores. Meu quarto até hoje é decorado com quadros e objetos de Harry Potter. Ver leitores fazendo a mesma coisa com minhas obras é surreal. Sou muito grata por essa oportunidade e de ter conhecidos jovens e adultos incríveis nessa jornada literária.

@CarolMunhozBR – Como vê a crítica ao seu trabalho?

Carol: Vejo numa boa. Ninguém é perfeito. Todos os autores são criticados diariamente. É impossível achar uma obra que 100% das pessoas goste. Hoje vejo o que é crítica construtiva e levo isso para o meu trabalho. A destrutiva aprendi a ignorar.

@MyLindaFadaCM – Com qual das suas personagens você mais se identifica?

Carol: Eu sou um pouco de todas. Emprestei muito de mim para elas. Mas existe uma conexão minha muito forte com “O Inverno das Fadas”. Não sei bem até hoje explicar o porquê. Mas a Sophie Coldheart fala demais comigo.

@TirulipaRJ – Como foi repetir essa parceria com a @sophiaabrahao para O mundo das vozes silenciadas?

Carol: Foi um processo intenso, mas que queríamos repetir. O objetivo sempre foi tentar levar a literatura para pessoas que não tinham o hábito de ler ou que não gostavam disso. Quando vimos que muitas nos falaram que “O Reino das Vozes Que Não Se Calam” havia sido o primeiro livro que tinham lido e que terminaram em questão de dias, sabíamos que teríamos que repetir a dose. Era um compromisso até com vocês, leitores. Foi emocionante voltar a viver com a Sophie e a visitar o Reino.

@YourLoveCarol – Futuramente você pensa em escrever um livro com outra criatura mágica?

Carol: Meus próximos dois anos são com Leprechauns. Depois devo buscar por mais uma criatura que me fisgue, como eles e as fadas fizeram. Não vejo a hora de descobrir quais serão meus próximos passos.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você