Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Entrevista com Tammy Luciano, autora do livro “Claro que te amo!”

A escritora falou sobre carreira, livros e ainda deu várias dicas de relacionamento! Confira!

Entrevista com Tammy Luciano, autora do livro "Claro que te amo!"

A tt esteve com Tammy Luciano na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e estamos até agora apaixonadas pela sua simpatia e, claro, seus livros! A escritora, que já lançou “Garota Replay”, “Sou Toda Errada” e “Claro que te amo!” pelo Grupo Editorial Novo Conceito, falou muito sobre sua carreira, sobre a experiência com os fãs e deu dicas de relacionamento. Afinal, quem nunca teve um amor não correspondido? Você não vai perder né? Vem com a gente e confira a entrevista completa!

Entrevista com Tammy Luciano, autora do livro "Claro que te amo!"

Mayara Castro e Isabela Zamboni, redatoras da tt, com Tammy Luciano / Foto: Reprodução Facebook Tammy Luciano

Você já fez algumas participações na televisão, inclusive no Linha Direta. De que forma essas experiências influenciaram as histórias dos seus livros?

Então, eu sou atriz de formação, eu fiz Artes Cênicas e Jornalismo e eu acho que essas duas formações foram fundamentais para o meu lado escritora porque eu não tenho vergonha, eu sou super cara de pau, eu falo com leitores. Então, assim, tudo isso me influencia demais. E eu fiz muita coisa na Globo, eu fiz A Grande Família, fiz participações em novelas e o Linha Direta, que eu fiz dezessete capítulos, morri em dezesseis deles! Só matei em uma! (risos) E eu acho que é muito importante porque me ajuda nessa presença de falar com todo mundo.

Em algum momento você pensou em deixar a literatura de lado para seguir a carreira de atriz exclusivamente?

Não, na verdade tem sido o contrário. Eu não estou conseguindo mais aceitar convites para ficar em cartaz. Eu ficava em cartaz temporadas de dois anos, mas agora com feira literária eu estou direto no mundo, na rua. Então eu vivo hoje a literatura, mas eu acho que nunca vou ser ex-atriz porque a gente não consegue.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O livro “Claro Que Te Amo!” foi um dos nacionais mais vendidos da Bienal do ano passado. Quais são suas expectativas pra esse ano?

Olha, primeiro eu não acreditei quando eu soube, quando eu vi na Folha de São Paulo que o meu livro tinha sido um dos mais vendidos. Eu falei “Meu Deus do céu, você tá num jornal tão grande, tão bacana, falando de você!”. Primeiro foi um susto, depois eu fiquei muito feliz porque é um trabalho que eu tenho de anos, eu não sou uma escritora que estorou agora. Eu tenho uma trajetória de dez anos já que eu faço bienal, então, na verdade, são onze anos presente aqui. Eu já estive no menor stand da bienal, aquele que você troca de lugar para outro autor autografar, então, para mim, estar aqui hoje, ser entrevistada por vocês, é um alcance muito bacana. Agora, a expectativa para essa bienal é manter a venda. Só ontem eu acho que vendi quase duzentos livros e isso é muito livro. A gente termina a bienal com um saldo muito positivo e eu estou, ainda esse ano, lançando um livro novo, que é o “Sonhei que amava você”, e eu tô sentindo que nessa bienal vem muito leitor que já me conhece naturalmente que eu nem sabia. Pensa que susto a pessoa chegar e falar “Meu, sou seu fã, estou comprando todos os seus livros”, e eu fico pensando como que essas pessoas me descobriram, né? Como me acharam? Eu ainda me assusto com isso!

O livro Sou Toda Errada traz uma personagem que se perde um pouco com o fim de um relacionamento. Você já se viu no papel de Mila ou se inspirou em alguém para escrever a história dela?

Não, eu sou muito desencanada. Quando eu terminei meu relacionamento, eu achava que o cara que estava me perdendo, azar o dele, entendeu? (risos) Eu sempre sofri rápido, tipo chora o que tiver que chorar e segue. Já a Mila não é assim, é uma personagem que eu quis fazer que a mazinha fosse o foco da história porque a antagonista nunca é a principal. No livro é a malvada que conta a história. Então, gracas a Deus foi um livro que surpreendeu, foi um livro que me fez ficar conhecida na Internet, um livro que me fez chegar até aqui na Novo Conceito. Eu agradeço muito ao “Sou Toda Errada” e eu tenho pretensão de relançar ele ano que vem com capa nova e eu espero que o pessoal adore porque a personagem é realmente venenosa, é muito má, é uma garota linda, rica, poderosa e que não aceita “não” como resposta. Ela se pergunta como o cara não gosta dela, é nessa vibe. Ela foi inspirada em um amigo meu que me contou que teve uma ex-namorada louca. Ele falava “Cara, a mulher me liga, não aceita um não como resposta!” e aí surgiu essa personagem.

Se você pudesse indicar um livro teen, o seu preferido, pras leitoras da tt, qual seria?

Gente, eu tenho tantas amigas escritoras! Eu gosto muito do trabalho da Thalita Rebouças, da Paula Pimenta, da Graciela Mayrink, da Lu Piras, da Marina Carvalho, tantas autoras dessa galera teen, tem a Patrícia Barbosa também, que eu adoro…É muita gente, eu vou acabar deixando alguém de lado! (risos) Mas o bacana é saber que hoje a gente tem autoras nacionais que estão bombadas nas vendas e isso é muito positivo pro mercado e pro Brasil e ainda fazendo essa garotada ler! Ainda me surpreendo também quando chega alguém e diz que começou a ler comigo, e eu penso como assim, com milhões de outores por aí e o adolescente começou a ler comigo! É uma benção, é muito bom!

Qual dica de relacionamento você daria para as leitoras da todateen?

Bom, primeiro pensar que aquele cara pode ser qualquer cara se você tratar ele assim dentro do seu coração. Então, tentar dar a volta por cima, se amar muito, mudar um pouco a sua rotina, começar a fazer outras coisas que não sejam aquelas que você fazia com ele, procurar um grupo novo de amigos e pensar que a vida passa e depois você olha pra trás e pensa que esse cara nem teve importância.

 Entrevista: Mayara Castro e Isabela Zamboni

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você