Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Hora de perder o medo das 4 matérias mais temidas no vestibular!

Crédito: Shutterstock

Nem precisamos dizer o quanto os vestibulares, simulados e provas do Enem costumam nos preocupar, né? Além da necessidade pessoal de mandar bem, em muitos casos há a pressão social e familiar para que a nota seja a melhor possível.

E entre as disciplinas mais temidas nessa hora, Física, Química, Matemática e Redação disparam na frente. Só para se ter ideia, a última edição do Programa Internacional de Avalição de Estudantes (Pisa), realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2018, aponta que 43,2% dos alunos brasileiros tiveram pontuação baixa nas matérias avaliadas, sendo Matemática a responsável pelo pior desempenho.

À todateen, Michel Arthaud, docente da plataforma “Professor Ferretto”, conta que parte desse temor também é reflexo de um certo desinteresse dos estudantes por essas matérias consideradas difíceis. Para ele, muitas vezes essas disciplinas são apresentadas de maneira vertical, tendo o professor como “detentor único do saber”, e distante da realidade dos alunos.

Pensando em ajudar vocês que estão nessa fase, listamos algumas diquinhas de professoras para você mandar super bem nessas disciplinas.

Matemática

“Comece estudando os temas básicos e depois passe para os mais complexos. Conhecer bem a parte conceitual e entender a teoria é fundamental para conseguir entender o que está sendo cobrado, inclusive em questões que envolvem contas. Além disso, é importante fazer simulados com a mesma quantidade de questões e tempo definido”, recomenda o professor Daniel Ferretto.

Química

“Identifique o que é mais importante na questão, pois a interpretação ajuda a ir bem em 70% da prova. Outro ponto muito importante, mesmo que tenhamos dificuldade para entender, é rever os nossos erros. As pessoas não gostam de errar, porém, é o ponto que mostra onde é necessário focar mais. Pratique a resolução de questões do Enem de anos anteriores, pois assim é possível se habituar com o modelo das perguntas, características dos exercícios, revisar e treinar os conteúdos”, conta Michel.

Física

“Ter uma boa noção dos assuntos de Física básica e Matemática básica é fundamental para que os alunos consigam interpretar bem as questões e desenvolver bem as contas. Além de trazer a Física para o cotidiano, é um ponto fundamental no aprendizado efetivo da matéria”, comenta André Coelho, docente de Física.

“Sempre que o aluno aprende Física de forma contextualizada e aplicada ao cotidiano, os resultados no Enem, nos vestibulares e nas provas de colégio são muito melhores”, acrescenta.

Redação

“Ter o hábito de ler ajuda a aprender a argumentar ao longo da Redação e elaborar textos com temas diferentes, ou seja, é uma forma para se aperfeiçoar na escrita. É indispensável fazer uma observação da norma padrão da língua portuguesa, revisando vírgula, crase, uso das maiúsculas e outros aspectos gramaticais. Além de ser necessário ter o texto ‘agradável aos olhos’, é preciso tomar cuidado com a legibilidade da letra, atenção a rasuras, espaçamento das letras e uso das margens da folha-padrão”, explica João Filho, professor da área.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a arrasar na redação do Enem e garantir o notão dos sonhos

Comportamento

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem vai até 26 de abril

Comportamento

O Aprova Total separou dicas importantíssimas sobre possíveis assuntos da próxima redação do Enem

Comportamento

Te contamos tudo o que você precisa avaliar antes de se inscrever com a nota do Enem