Fale conosco

O que vc está procurando?

Saúde

Outubro Rosa: saiba como fazer autoexames em casa

O autoexame é de extrema importância para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa: saiba como fazer autoexames em casa
Outubro Rosa: saiba como fazer autoexames em casa - Foto: shutterstock

Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. Isso porque a campanha traz o debate da importância do autocuidado e do diagnóstico precoce. Toda mulher deveria ter conhecimento sobre a doença e seus sintomas.

De acordo com o Dr. Farid Buitrago, em grande parte dos casos a própria paciente descobre o câncer. “Muitas percebem o nódulo no seio com o próprio toque ou com a mudança da textura da pele mamária”, afirma o Dr.

Aliás, é importante que toda mulher faça o autoexame uma semana após a menstruação, que é quando o corpo está menos inchado. No entanto, se a mulher não menstrua, recomenda-se que faça em um dia fixo todos os meses.

O ideal é que a mulher observe as mamas em um momento confortável, como no banho ou ao trocar de roupa. Além disso, não existe uma técnica ideal apra realizar o autoexame, no entando existem algumas sugestões que podem auxiliar neste momento:

No banho: com a pele molhada ou ensaboada, levante o braço direito e apalpe a mama suavemente com a mão esquerda até chegar na axila. Repita o processo do outro lado;

Em pé: fique de frente para o espelho e observe o bico dos seios, a superfície e o controno das mamas. Após isso, levante os braços e verifique se aparece alguma alteração;

Deitada: apalpe a mama uma mama com a mão contrária em movimentos circulares, aperte suavemente com a ponta dos dedos. Repita o processo do outro lado;

Fique atenta: caso observe alguma alteração com a realização do autoexame, procure um médico ginecologista e peça um exame clínico das mamas.

Os sintomas mais comuns são: nódulo indolor, pele avermelhada ou parecida com casca de laranja, alteração no bico do seios e saída de líquido anormal das mamas.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)