Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Outubro Rosa: 5 mitos comuns sobre o câncer de mama

Esclarecemos cinco fake news sobre o câncer de mama para você

Outubro Rosa: 5 mitos comuns sobre o câncer de mama
Outubro Rosa: 5 mitos comuns sobre o câncer de mama - Foto: Shutterstock

Nós precisamos falar sobre o câncer de mama (e esclarecer alguns mitos). Por isso, durante o Outubro Rosa, a tt trouxe cinco mentiras comuns sobre a doença que você talvez ainda acredite.

Vamos lá!

Só mulheres mais velhas têm câncer de mama

Um dos maiores equívocos sobre a doença é que ele afeta apenas mulheres mais velhas. Isso está longe de ser verdade! Embora seja verdade que o risco de câncer aumenta com a idade, os jovens também podem ter. É por isso que é essencial começar a praticar o autoexame das mamas desde cedo, independentemente da sua idade, para garantir que você detecte quaisquer alterações incomuns em suas mamas.

Você está à salvo se sua família não tiver histórico

É uma crença comum que, se sua família não tiver histórico, você está “livre”. Mas a realidade é que a maioria das pessoas diagnosticadas com a doença não tem histórico familiar da doença. Portanto, é crucial ficar atento com autoexames e idas regulares ao médico.

O câncer de mama afeta apenas mulheres

Embora seja mais comum em mulheres, os homens também podem ter! Sim, pessoal, vocês ouviram certo. O risco para os homens é menor, mas é essencial conhecer os sinais e sintomas e consultar um médico caso algo não parecer certo.

Um caroço no seio é o único sinal

Muitas pessoas pensam que o câncer de mama sempre se apresenta como um nódulo perceptível. Porém, ele pode se manifestar de várias maneiras, incluindo alterações no tamanho, formato ou textura da pele dos seios. Corrimento mamilar, dor ou covinhas também podem ser sinais. Portanto, se você notar alguma alteração incomum na região dos seios, não espere; consulte um profissional de saúde.

Sutiãs com arame e desodorantes causam câncer de mama

Por fim, um mito um tanto quanto peculiar. Existe a fake news de que sutiãs e desodorantes com armação, especialmente aqueles que contêm alumínio, podem aumentar o risco de desenvolver câncer. Porém, não há evidências científicas que liguem esses produtos de uso diário à doença. Então, pode ficar tranquilka!

Mais notícias para você

Entretenimento

Venha conferir o seu horóscopo deste domingo (28)!

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana