Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Rinoplastia: como funciona o procedimento e quais são os riscos

Rinoplastia: como funciona o procedimento e quais são os riscos
Rinoplastia: como funciona o procedimento e quais são os riscos

Sempre que vemos nas redes sociais pessoas públicas falando sobre procedimentos estéticos, por vezes eles podem parecer algo simples e até mesmo romantizados, tanto em termos de realização quanto de recuperação. No entanto, principalmente pelo fato de que a internet não aprofunda a maioria dessas discussões é necessário falar a respeito e realmente refletir, entendendo todos os riscos antes de tomar uma decisão.

+ Filtros, harmonizações e plásticas: como as redes sociais afetam a autoestima das mulheres

Dentre as várias cirurgias plásticas que vemos ganharam cada vez mais popularidade está a rinoplastia, isto é, a cirurgia da estrutura que compõe o nariz, realizada em casos em que existe a vontade de corrigi-lo esteticamente, ou ainda corrigir traumas causados na região.

+ Dossiê Lipo LAD: os riscos, resultados e valores do novo procedimento estético preferido das famosas

“Há diversos procedimentos que podem ser feitos em uma rinoplastia, como afinar as asas nasais, aumentar ou diminuir o comprimento do nariz, oferecer alinhamento à ponta, e também diminuir a giba óssea, mais conhecido como ‘osso’ do nariz”, explica o cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Victor Cutait.

Mesmo podendo servir para questões de saúde, a maior parte das pessoas que buscam fazer uma rinoplastia é por vaidade. De acordo com dados do Google no ano de 2020, mesmo durante a pandemia, as buscas por essa intervenção aumentaram quase 5000%. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Brasil lidera o ranking de procedimentos estéticos entre jovens no mundo, alcançando 90 mil só em 2017.

+ Harmonização facial: como funciona e quais são os riscos do procedimento estético?

“Se encaixar em um padrão de beleza é o anseio de muitos. Entretanto, cada indivíduo tem sua individualidade e traços físicos que o torna único. Deve-se buscar a melhoria estética sem prejuízos funcionais e sem estigmatizar. Por isso, é importante levar em conta a saúde e beleza do nariz e a real necessidade da cirurgia para não ocorrer arrependimentos posteriormente, já que há riscos como qualquer cirurgia.”, afirma o cirurgião.

Como qualquer decisão, para evitar problemas no resultado final, o médico afirma ser fundamental um alinhamento entre o profissional e a paciente com relação às expectativas do procedimento. “É importante o médico cirurgião esclarecer de forma objetiva o resultado que será obtido com a cirurgia e se isso está de acordo com a expectativa do paciente. A partir disso, o resultado final da cirurgia não será novidade.”, destaca Victor.

+ 5 dicas práticas para não deixar as redes sociais abalar a sua autoestima

Entendido todos os riscos, o doutor ainda explica que, no primeiro momento em que decide-se realizar a operação, é imprescindível escolher um médico habilitado e qualificado. “Além disso, apesar da busca pela melhor aparência, a decisão de realizar a rinoplastia leva em conta as características do nariz e a etnia do paciente.”.

Que completa: “A cirurgia deve melhorar a aparência sem mudar as características genéticas. A partir disso, o tipo de pele, a cartilagem e principalmente os traços e individualidade de cada pessoa, sua história e seus antecedentes precisam ser respeitados.”, esclarece.

Também é importante frisar que o procedimento pode ser realizado em pacientes maiores de 16 anos, ou menores com permissão de pais ou responsáveis. Nesse sentido, a operação é contraindicada para crianças, indivíduos com problemas de coagulação, doenças graves, mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Mais notícias para você

Comportamento

Não é novidade dizer que desde 2020, com o início da pandemia do Coronavírus, o mundo passou por diversas mudanças. Entre elas, a ideia...

Beleza

Se você segue famosos nas redes sociais, é bem possível que você já tenha se deparado com o termo harmonização facial. Algo que se...

Comportamento

No último domingo (24), o Brasil foi palco de mais uma morte por cirurgia plástica. Liliane Amorim, modelo e influenciadora de apenas 26 anos,...

Entretenimento

No último domingo (24), a modelo e influenciadora de apenas 26 anos, Liliane Amorim, morreu em decorrência de complicações de uma cirurgia de lipoaspiração....