Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Tudo que você precisa saber antes de começar a meditar

Tudo que você precisa saber antes de começar a meditar
Tudo que você precisa saber antes de começar a meditar

Durante o período de isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus, todos nós vivemos uma verdadeira montanha russa de sentimentos: tédio, irritação, ansiedade, dificuldade de se concentrar, medo. Um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apontou que os casos de depressão praticamente dobraram desde o início da quarentena. Entre março e abril deste ano, dados coletados online indicam que os quadros de ansiedade foi de 8,7% para 14,9%.

Por isso, várias pessoas decidiram começar a pesquisar por estratégias com o intuito de preservar a saúde mental e o equilíbrio em tempos difíceis, incluindo a meditação – técnica que desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente.

+ Guia da yoga para iniciantes com Priscilla Leite

Luis A. Delgado, mestre em Reiki e Karuna Reiki, autor do livro Tudo O Que Você Precisa Aprender Antes De Começar a Meditar, em entrevista exclusiva à todateen falou um pouco sobre o seu processo de aproximação com a meditação. “Tudo começou há dez anos. Naquela época, eu fazia tratamento para ansiedade e fobia social, com uso de medicamentos. O tratamento médico ia bem, mas eu não conseguia deixar os remédios.”, relembrou ele.

“Foram várias tentativas, até que me aconselharam a uma sessão de Reiki. Como a experiência foi incrível, eu decidi me iniciar nessa prática e, dentro dela, vim a entrar em contato com meditação. Eu passei a praticar meditação diariamente, e também a me autoaplicar Reiki, tudo paralelamente ao tratamento médico, e assim finalmente consegui superar a fase de saída da medicação, com acompanhamento médico até o fim, mas isso era só o começo de uma incrível jornada de autoconhecimento.”, disse.

Após passar anos lutando contra a ansiedade, Luis conta que a prática o auxiliou de diversas maneiras. “A meditação me mostrou que a ansiedade é apenas uma consequência, pois estamos o tempo todo meio que criando ambientes onde naturalmente a ansiedade, a irritabilidade, a frustração e outros vão surgir. É preciso ir fundo, mergulhar em si mesmo em direção às causas dos nossos sofrimentos e mudar as nossas relações. […] É um jeito inteligente e carinhoso de se autoconhecer.”, contou.

+ Meditação guiada: o guia completo para relaxar com o Dr. Jou Eel Jia!

Nos dias atuais, Luis afirma que existem vários caminhos das quais as pessoas podem buscar a meditação. “Espiritualidade, autoconhecimento, saúde emocional, educação… Mas não interessa qual o motivo da busca, inevitavelmente a prática meditativa ajudará em todos os aspectos humanos. Saúde não diz respeito apenas ao funcionamento equilibrado do nosso organismo, também envolve a relação que temos com o que sentimos.”, afirmou o escritor.

“Se aspiramos a um mundo mais pacífico, com soluções mais inteligentes, uma jornada interna é necessária. Precisamos buscar essas qualidades dentro de nós mesmos, operando as transformações necessárias. Isso é agir em prol de uma vida com menos sofrimento. Meditar faz com que isso comece dentro de nós e, a partir daí, se irradie para o mundo.”

No entanto, são várias as barreiras que a sociedade, em geral, encontra quando se pensa na prática, visto que existe um senso comum de que meditar é uma tarefa difícil e complexa.“Esse é um dos maiores mitos que existem a respeito do tema. Inclusive no meu livreto eu trato dessa e de outras crenças que atrapalham as pessoas a começarem a meditar. A meditação em si é um fenômeno simples, é sobre estar consciente, desperto. No entanto, para isso existem muitas técnicas e escolas.”, explicou ele, que afirmou que o desafio está na transmissão desses conceitos.

+ 12 aplicativos incríveis para curtir o tempo extra na quarentena

“É preciso uma linguagem acessível. Foi o que busquei fazer nessa obra. Além do mais, mostro que você pode experimentar outra técnica se está tendo dificuldades, bem como promover alterações pequenas que farão você conseguir, isso é demonstrado apresentando os muitos recursos usados ao longo do tempo, de modo que, ao invés de você se adaptar a uma prática, a prática pode se adaptar a você.”, argumentou.

E, para ajudar todos que têm vontade de começar a meditar, Luis elaborou um guia exclusivo.

Dá só uma olhada:

  • Encontre um lugar calmo

O ambiente é fundamental para facilitar o processo. E quando falo em ambiente, é importante você procurar um lugar silencioso. Há técnicas que não necessitam de silêncio, mas para quem está começando isso é importante, principalmente para ajudar você a entrar num clima de serenidade. Isso nos leva também a outro cuidado próprio do nosso tempo: colocar o smartphone em modo avião e desabilitar a internet, pois uma campainha de ligação ou notificação pode causar um imenso susto quando você estiver relaxado, tornando difícil prosseguir até. Por fim, cuide da luminosidade, deixe-a no tom ambiente, do contrário seus olhos ficarão incomodados e isso pode atrapalhar muito.

  • Relaxamento é importante

Há muitas posturas, e muitos textos falam sobre ficar com a coluna ereta. Isso se deve a distribuir melhor o peso dos ombros. Então, meu conselho para quem está começando é preocupar-se com conforto, antes de tudo. Nem todos conseguem fazer as posturas, e elas devem funcionar como recursos, jamais obstáculos. Sente-se de uma maneira que fique confortável, pois sem relaxamento a meditação não acontece.

  • Faça do tempo um aliado

Há mitos sobre o tempo também. Mas existem técnicas com mais de uma hora de duração e outras que exigem pouquíssimos minutos, então faça pelo tempo que sentir confortável no começo, não se preocupe com segundos e minutos. Quando sentir que deve encerrar, finalize o processo calmamente.

  • Use e abuse da respiração

A respiração é um dos muitos recursos utilizados para meditar. Como este é um guia para iniciantes, medite colocando a sua atenção na respiração, pois é muito fácil. Observe como o ar entra em seus pulmões, vai diminuindo a velocidade até quase parar, depois acelera de novo saindo, aí ele quase faz outra pausa e recomeça. Deixe sua atenção nesse ciclo de modo relaxado, sem tensão. Se ocorrer uma distração, apenas retorne à respiração sem problemas.

  • Seja constante

Talvez você não possa repetir essa técnica no dia seguinte, ou no mesmo horário. Mas, como se trata de uma prática simples e rápida, tente encontrar um momento, faça a cada dois dias, ou diariamente em horários alternados. Ou ainda pode ser que consiga por dez minutos num dia e apenas por três no seguinte. Talvez possa fazer em algum outro lugar que não o do dia anterior, mas mantenha a constância, isso vai aumentar significativamente a melhora da sua saúde emocional, bem como tornar a prática cada vez mais fácil.

“Quem puder ver a si mesmo amorosamente, consequentemente verá o outro e a vida do mesmo jeito. Isso é retomar nosso poder sobre nossas próprias vidas.”


Adquira uma cópia do livro Tudo O Que Você Precisa Aprender Antes De Começar a Meditar aqui.

Mais notícias para você

Comportamento

Separamos uma lista de opções rápidas para ajudar a controlar a ansiedade

Comportamento

Inspira, expira e bora relaxar com esses aplicativos

Entretenimento

“Thor: Amor e Trovão”, novo filme da Marvel Studios, já está em exibição nos cinemas acompanhando a história do herói, vivido por Chris Hemsworth,...

Comportamento

Diante de muita ansiedade, medo e angústias, nada melhor do que manter a calma, relaxar a mente e colocar o corpo em equilíbrio novamente,...