De maneira geral, quando buscamos um namorado, paquera e até mesmo amigos, procuramos pessoas que admiramos. Por isso, acaba sendo natural colocar algumas pessoas de nossas vidas em uma espécie de “pedestal”. Como se aquele gato fosse tudo e sem ele a gente não é nada, sabe? Mas será que essa admiração está sendo correspondida? A melhor relação tanto com o gato quanto com a sua BFF é aquela em que a admiração é mútua e as duas pessoas se dão valor. Se isso não estiver acontecendo, talvez seja hora de fazer algumas mudanças.
Problemas de um relacionamento ruim
Segundo a psicóloga Susana Orio, coordenadora do Colégio Madre Alix, alguns “adolescentes acabam se inferiorizando por medo de deixar de ser tão interessante para o outro e por temer perder essa relação”.
Além de não ser nada legal para você, um relacionamento como esse pode acabar te isolando, ficando cada vez mais retraída e com a autoestima lá embaixo.
Admirar seus amigos e paqueras é importantíssimo, mas em primeiro lugar é preciso admirar a si mesma. Não é porque o gato é supercool que você também não é, mas cada pessoa tem qualidades diferentes e maneira diferentes de mostrar essas qualidades.
É preciso que você procure as suas, aprenda a ressaltá-las e não deixe, NUNCA, alguém te dizer que não é boa suficiente para um garoto ou para um grupo social.
Como deixar relações “bad trip” de lado
Se você percebe que está sendo deixada de lado ou que a admiração com seus amigos ou namô não é recíproca, é hora de mudar! A melhor dica, segundo a especialista, é sempre expandir seu círculo social.
Assim, você vai conhecer muitas pessoas diferentes e certamente encontrar aquele que te valoriza e tem interesses parecidos.
“Ele [adolescente] deve procurar ter mais amigos ou mais pessoas com quem possa conversar, porque assim quando ele estiver passando por uma relação danosa ele vai conseguir colocar um fim e vai saber que existem mais pessoas que estão ao seu lado”, explica.
Como identificar uma relação ruim
Seguir a sua intuição é sempre uma boa opção. Tá certo que às vezes é bem difícil ver os problemas da relação quando amamos, mas se você se sentir mal a maior parte do tempo, fique atenta.
Se você ficar envergonhada, achar que nunca é tão bonita ou inteligente quanto a outra pessoa, a pessoa te trata mal ou te inferioriza, esses são alguns sinais que estão na hora de expandir seus horizontes.
You must be logged in to post a comment Login