Entre as mais diversas tendências de beleza que estão bombando lá no TikTok, está o uso do papel alumínio como forma de reduzir o frizz do cabelo. Parece estranho? Sim! Nós também ficamos chocadas.
Ao que tudo indica, a técnica consiste basicamente em passar o material no comprimento dos fios e receber aquelas madeixas de quem acabou de sair do salão de cabelereiro.
Mas será que isso realmente funciona? Essa é pergunta que não quer calar. A todateen foi bater um papo com dermatologista Cinthia Cunha, expert na área de saúde estética, que explica de que forma isso acontece, quais são os riscos e claro, benefícios também. Vem ver!
Antes de mais nada, o que é esse viral conhecido na rede como static hair?
É, de fato, a proposta de passar um pedaço de papel alumínio no cabelo e reduzir o frizz. Assim como o pente de madeira, o papel alumínio tem o potencial de reduzir a carga eletrostática dos nossos fios quando aplicado naquele momento e quando os fios estão na forma seca.
Então ele age nos cabelos, ativando os elétrons, fazendo com que os fios fiquem mais aglomerados, mais próximos e com mais brilho. Até porque a diferença de elétrons nos fios podem deixar os cabelos mais arrepiados, com mais frizz, e as próprias cutículas do cabelo mais abertas.
Normalmente o papel alumínio é utilizado para colorir as madeixas, né? Agora conta pra gente, mito ou verdade, que ele acaba com o frizz e de que forma ele age nos fios?
Quando você utiliza um pente de cabelo, um papel alumínio, causando atrito contra o cabelo você pode facilitar com que ele tenha um maior alinhamento desses elétrons e com que o fios fiquem mais próximos e brilhosos. Isso momentaneamente, é claro que após a lavagem ou com a umidade esse efeito se perde. É como se ele equilibrasse os elétrons positivos e negativos do fio de cabelo e eles ficam mais organizados, então um fio de cabelo não fica repelindo o outro. Assim, o cabelo fica mais alinhado e mais brilhante, e consequentemente menos frizz.
Existe alguma contraindicação? Todos os cabelos podem se utilizar da técnica?
Não existe nenhuma contraindicação, pode ser feito tranquilamente. E sim, todos os cabelos podem ter o papel alumínio em contato com seus fios, isso não vai acarretar em problema algum.
Quais são os benefícios? Riscos e durabilidade?
Quando você passa papel alumínio no seu cabelo, você terá um efeito momentâneo e temporário.
Por que temos frizz e de que forma eles surgem?
O frizz pode aparecer por diversos motivos. Pode ser por causa dessa alteração de carga eletrostática dos fios, em que o fio fica mais suscetível a ficar mais arrepiado e armado, mas pode ser outras coisas. Por exemplo, falta de proteína dentro da sua matriz. A nossa haste capilar é formada de proteínas, e quando estão faltando proteínas, lipídios dentro da haste capilar, ela fica mais porosa, e como está mais porosa, ela recebe mais umidade do ambiente. Isso faz com que as escamas fiquem mais abertas, os fios fiquem mais arrepiados, dando aquele aspecto de frizz e de volume que incomoda as pessoas.
Há alguma diquinha para evitá-lo?
Então outra maneira de controlar o frizz é manter a saúde da haste capilar, e essa saúde é mantida através de uma rotina de hair care adequada com shampoos, condicionadores e leave-ins específicos, e também com cuidado na hora da realização das químicas capilares. É importante que nesse cuidado de hair care haja a reposição de água, de lipídios e proteínas adequada.
Vale lembrar que na hora do cuidado com o cabelo, usar secadores com íons também é uma excelente maneira de equilibrar essa carga eletrostática. O calor do secador tem a função, através do aquecimento, de mudar a configuração dos fios, deixando eles mais lisos e com as cutículas mais fechadas, e os íons têm dupla função, eles aceleram esse processo de secagem e promovem um alinhamento maior dos fios, fazendo também esse papel de melhora da carga eletrostática, deixando os fios menos arrepiados, com menos frizz.
E aí, bora testar?