Provavelmente você já escutou alguém dizendo “Eu preciso fazer meu BeReal”, certo? Em resumo, a frase vem se tornando frequente nas rodinhas de amigos. No entanto, a pergunta que não quer calar é: o que é esse tal de BeReal?
Mais um aplicativo? Sim! Aliás, a rede francesa mal chegou ao Brasil e já tem deixado a internet polvorosa. Só para se ter ideia, segundo a Conversion, as buscas pela BeReal dispararam e cresceram mais de 100 vezes na última semana, atingindo o maior patamar nos últimos 12 meses.
pqp esse bereal é mto top— Matheus (@matheus_henrs) September 20, 2022
eu to adorando o BeReal hahha— giva (@dakoflore) September 20, 2022
Ok, e o que eu preciso saber sobre o BeReal?
Vamos lá, a rede social (disponível para iOS e Android) foi desenvolvida na França e lançada em 2020. Diferentemente de outros aplicativos como Instagram e TikTok, por exemplo, seu objetivo é apostar na realidade. Por aqui, nada de filtros ou artificialidade, viu?
Aliás, a plataforma permite que seja feita apenas uma única postagem ao longo do dia, em formato de fotografia e não há a possibilidade de edição ou uso de filtros que alteram cor, brilho e outros quesitos.
Sendo assim, os usuários são notificados em um horário predefinido e têm apenas dois minutinhos para registrar o momento, o local e a atividade que estejam fazendo naquela hora. Aliás, são tiradas duas fotos, uma com a câmera frontal para registrar o usuário e outra com a traseira, para mostrar o ambiente.
E se eu não gostar do clique?
Bom, você até tem a possibilidade de tirar outras fotos, mas tem que ser feita dentro desse tempo estipulado. Além disso, a postagem dura em torno de 24 horas, quando uma nova dupla de fotos é tirada, a antiga é excluída.
Desse modo, não existe um feed gigantesco de postagens passadas que são resgatadas de tempos em tempos como em outros aplicativos. No entanto, se o usuário quiser muito reviver alguma memória é possível acessar a área “Memorie”, onde é possível visualizar as fotos diretas ao selecionar cada dia do calendário virtual.
Mais algum diferencial?
Com certeza! As reações de outros usuários à sua postagem pode ser feita com o chamado “RealEmoji”, ou seja, uma foto daquela pessoa emulando as carinhas divertidas dos emojis tradicionais.
Mais um fato importante é que os famosos stalkers, não podem fazer suas espionagens de forma anônima. Para ver o conteúdo de outras pessoas é preciso, obrigatoriamente, mostrar uma foto sua.
Embora o foco do aplicativo seja seu uso gratuito, a plataforma ainda está estudando a introdução de conteúdo pago, mas até o momento não existem muitas informações em torno desta possibilidade.
E aí, você já testou?