Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

3 dicas para reduzir a oleosidade do rosto

Crédito: Shutterstock

Quem tem a pele oleosa sabe bem o quanto pode ser difícil mantê-la seca no decorrer do dia, né? Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele oleosa é caracterizada pelos poros dilatados e pelo aspecto “mais brilhante e espesso, por causa da produção de sebo maior que o normal”.

Com isso, além do próprio organismo, ela ainda sofre com fatores externos, como o “excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura”. Por tudo, está mais propícia à “formação de acne, cravos e espinhas”.

Apesar de reconhecer a necessidade do cuidado diário, muita gente com tais características ainda acredita que a rotina de skincare pode ser mais complicada, afinal, todos os procedimentos extremos podem causar o temido efeito rebote.

Bom, e para evitar esses e outros incômodos, trouxemos 4 dicas para reduzir a oleosidade, evitando alguns hábitos. Vem conferir!

1 – Lave seu rosto no máximo 2x por dia:

Qualquer rotina de skincare começa com a limpeza. Para a pele oleosa, este passo é ainda mais importante pois elimina a oleosidade do rosto e traz sensação de conforto. A primeira dica para quem tem esse tipo de pele é lavar o rosto no máximo 2 vezes no dia com um sabonete que combata a oleosidade, proporcione um efeito matificante e, preferencialmente, tenha ingredientes adstringentes, antissépticos e calmantes. 

2 – Nada de dormir de maquiagem

Mesmo que seja algo muito falado por dermatologistas, não é difícil encontrar quem acabe pulando essa etapa por causa do cansaço no fim do dia. No entanto, esse pequeno descuido agrava o problema da oleosidade por conta do acúmulo de resíduos nos poros dilatados. Este hábito pode favorecer o aparecimento de acne, aumentar o aspecto brilhoso e ainda provoca o envelhecimento precoce da pele. Então evite!

3 – Não use produtos oleosos

Esse tipo de pele já produz uma grande quantidade de sebo naturalmente, portanto, a terceira dica indispensável é nunca optar por produtos oleosos mesmo que as promessas sejam irresistíveis. Por isso:

  • O sabonete precisa ser leve e não oleoso
  • O hidratante precisa ser leve, não oleoso e preferencialmente matificante
  • O protetor solar precisa ser sem óleo

Dica extra, mana!

Crédito: Divulgação

Se você sofre com a pele assim, a linha Dermotivin Oil Control é uma boa opção, viu? Ela chega proporcionando ação refrescante, calmante e antisséptica, devido a presença do mentol.

Já a linha Dermotivin Salix, contém ácido salicílico, indicado para peles muito oleosinhas e acneicas. Ela auxilia na limpeza profunda dos poros, no combate da acane e ainda promove suave esfoliação, auxiliando na renovação celular e aparência. Tudo, né?

Lembre-se de que é sempre necessário procurar um dermatologista para entender qual a melhor opção para o seu tipo de pele, tá?

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a dar a volta por cima se seu crush te deu perdido

Beleza

Especialista lista dicas para manter essas madeixas saudáveis

Beleza

Separamos todas as dicas para você se livrar desse incômodo

Comportamento

Conversamos com uma especialista e trouxemos dicas para você não terminar o ano atolada nas dívidas