Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Descubra até quando você vai crescer e tudo que rola nesse processo

Chega de dúvidas sobre sua altura, miga.

crescer
Arte: Pérola Stein

Você vive se perguntando até quando ainda vai crescer e se desenvolver? A gente sabe que a adolescência é o período em que nosso corpo mais se transforma e se desenvolve, e isso pode trazer muitas dúvidas. Entre elas, a de quanto ainda vamos crescer e nos desenvolver, se nosso corpo ainda vai mudar muito. Então, conversamos com o médico Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, e ele tirou várias dúvidas. Vem conferir as respostas!

“Paramos de crescer depois da primeira menstruação?”
Não, miga. Antes da primeira menstruação vir, já estamos em processo de crescimento e ele vai continuar mesmo depois dela, porém, de forma mais lenta. “Muitos fatores influenciam o crescimento, e isso basicamente depende de genética, sono, dieta, exercício, gênero e fase da vida”, explica o médico. Então, não, você não vai parar de crescer na menarca, ela só vai tornar o estirão um pouco mais lento.

“Acho que sou muito baixinha para a minha idade”
Para saber se você está realmente abaixo da altura da sua idade, é interessante observar o tamanho das suas amigas que têm a mesma idade que você. Porém, lembre-se: fatores genéticos também influenciam. Pocure um pediatra ou
endocrinologista. Esse profissional  vai avaliá-la e indicar exames adequados para entender melhor seu crescimento.

crescer

Arte: Isadora Andrade

“Então, posso comparar meu corpo com o das minhas amigas?”
Apesar da altura das meninas que também têm sua idade ser um bom padrão de comparação para saber se você está muito abaixo da média, não é legal comparar o seu corpo com o de ninguém em nenhuma fase da vida, miga. “Cada menina tem seu desenvolvimento de forma individual”, ressalta o médico. Não fique comparando o tamanho dos peitos, do bumbum, peso… Isso pode fazer com que você se sinta mal por não ser igual a determinada menina que você acha bonita, e não tem motivo para que se sinta assim. A comparação da altura só serve para fazer uma média superficial do tamanho das pessoas da sua idade em relação ao seu. Portanto, não se compare com outras garotas e lembre-se que todas têm corpos diferentes com de ritmos de crescimento diferentes, ok?

Atividades que ajudam a crescer:
★ Praticar esportes faz bem para o sistema cardiorespiratório e ajuda a
evitar a obesidade
★ Dormir bem durante a noite, pois é o período em que o hormônio do
crescimento mais age
★ Alimentação balanceada para garantir que o corpo tenha todos os
nutrientes necessários e também energia

Agora que sabe até quando vai crescer, veja também como valorizar e amar mais seu corpo:

Mais notícias para você

Saúde

Você já imaginou o que pode vir com a chegada da menstruação? Para te dar uma introdução do que vem por aí, montamos um...

Beleza

Viemos responder as perguntas que muitas de vocês têm sobre celulite

Entretenimento

Aperta o play e vem se amar com a gente!

Comportamento

Veja quais são as diferenças de corpo e hormônios femininos e masculinos