Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Drogas: entenda o que pode dar ruim

Elas fazem mal, isso você sabe, mas o que causam em nosso organismo?

drogas e efeitos no corpo adolescente
Entenda o que acontece ao consumir drogas!

Todo mundo diz que não devemos usar drogas, mas você sabe o por quê? Juro que não é só conversa de mãe e pai! Drogas são perigosas, sim, e muita coisa pode dar ruim ao usá-las. Estamos aqui pra te contar tudinho e explicar pra você porque deve ficar longe (bem longe!) das drogas.

O que vai acontecer comigo?

Elas agem diretamente no cérebro e alteram as nossas percepções, causando uma sensação de recompensa e estimulação. O problema é que esses estímulos custam muito caro para a nossa saúde, já que podem causar espasmos, perda de apetite, insônia e convulsões. Sem esquecer das alucinações, psicoses, ansiedade, ataque cardíaco e desorientação.

efeitos-drogas-no-corpo

Cada droga causa um efeito, sendo alguns mais intensos e outros mais brandos, mas de qualquer forma nos fazem muito mal. Saber como funcionam em nosso corpo é essencial para que a gente entenda porque se manter longe.

Mas… Quais são os efeitos das drogas?

drogas-problemas

Miga, existem algumas classificações que ajudam a entender como as drogas agem dentro da gente. As informações são do Hospital Santa Mônica, dá uma olhada:

  • Hipnóticas – São aquelas que nos fazem ter um sono mega pesado;
  • Estimulantes – Elas aumentam as atividades do nosso corpo, como motora e do cérebro, causando aquela sensação de euforia. Como se estivéssemos em estado de alerta, sabe?
  • Alucinógenas – A gente perde a capacidade de raciocínio e percepção das coisas ao nosso redor, vendo tudo distorcido. São as chamadas alucinações, miga.
  • Analgésicas – A gente relaxa e fica com uma sensação de entorpecimento por um tempo, se confundindo com bem-estar.

Ih, pode dar ruim pra você

drogas-quais-sao-os-efeitos

Na adolescência, os efeitos podem ser ainda pior. Segundo o neurologista Fábio Porto, do Hospital das Clínicas de São Paulo, “na adolescência as conexões cerebrais não estão totalmente formadas, principalmente na região frontal do cérebro”. Com isso, miga, o uso de drogas tem maior risco de causar danos permanentes nessa fase.

Pego minha bike e vou embora!

drogas-adolescentes

Já viu que é treta, né? Por isso, conversar sobre o assunto é a melhor coisa na hora de quebrar esse tabu. Entenda o que acontece com você e respeite o seu corpo! E além de pesquisar, “a melhor forma de se manter longe é ter muita orientação dos pais, escola, amigos e ter amparo emocional das pessoas mais próximas”, afirma o psicólogo Yuri Busin.

Texto: Carolina Freire, edição: Mabi Zanotti/colaboradora

Mais notícias para você

Entretenimento

Cantor expôs polêmica nos bastidores da série da HBO Max

Entretenimento

A psico Katiucia Marquezin deu um super help!

Entretenimento

Em entrevista ao TMZ, Brandon fez outras revelações

Entretenimento

A publicação diz ainda que o próprio amigo de Demi teria aplicado o remédio que reverteu a overdose da cantora