texto por Yasmin Morais (@yasminescritora)
ilustrações por Thais Menezes (@thamenezes.s)
Quando eu era uma menina, em mim habitava um incandescente fascínio pela constância da Vida. Algumas visões despertavam fábulas secretas em meu peito de criança. O Sol, a beijar a Lua durante todo o entardecer através de minha Janela, fazendo-me crer que ambos, amantes, despediam-se para encontrar-se somente na Manhã seguinte, as formigas que adentravam a sua pequena casa em meu Quintal e as árvores que timidamente observava no caminho para a Escola. A existência ensinava-me a respeitar os seus ciclos, — enquanto ainda puder sentar-me em frente à televisão e assistir a filmes, estarei bem —, ponderava.
Mas a Vida possui a sua maneira singular de agitar-nos para fora do nosso confortável sofá quando menos esperamos. E, nem sempre, os novos rebuliços trazem consigo resoluções maléficas. Nos meus livros prediletos, as personagens vivenciavam experiências intrépidas e dolorosas, até que aprendessem a respeito de si e do grande Mistério de estar no agora. E eu, tal qual minhas heroínas, fora transpassada pela Vida.
Então, com a bagagem tão leve para que pudesse flanar no espaço, embarcara na fantástica aventura de ser Eu, e minhas sombras, meus anjos e demônios, os meus sonhos e a minha — Esperança —, nesta viagem cuja passagem é somente para um. Permiti-me saltar, e crer que minhas Asas sustentariam o peso da Mulher que me tornara. E lá, nas alturas, descobri em pleno voo a adorável Liberdade.
Yasmin Morais é uma ninfa baiana apaixonada por mitologia grego-romana, escritora em tempo integral, estudante de Jornalismo (UFBA), atriz e ativista social. Foi publicada nas coletâneas, “Tributo aos Orixás”, “Profundanças 03” e “Narrativas Negras e Insubmissas”. Atualmente, trabalha em seu primeiro livro. Foi finalista do Prêmio Malê de Literatura 2019 na categoria Conto/Crônica. Sua estreia no teatro ocorreu com o espetáculo “De Ponta Cabeça, Baobá”. Como jornalista, foi uma das vencedoras do 1ª Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Fundadora do primeiro projeto feminista raiz e antirracista, @vulvanegra. Traz conteúdo literário em seu instagram @yasminescritora.
Preta, baiana, ilustradora e designer.
Instagram: instagram.com/thamenezes.s
Behance: www.behance.net/thaismenezes
Confira todos os textos da Última Página aqui!