Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

“Bichinho do mato”? Descubra como socializar e fazer novos amigos

Entenda por que as pessoas são antissociais e descubra como sair dessa!

“Bixinho do mato”? Descubra como socializar e fazer novos amigos

Foto: Thinkstock/GettyImages

Existem muitas pessoas que sentem grande dificuldade em fazer amizades, conhecer gente nova, enfim… socializar. Elas até criam laços com um ou outro colega, mas, mesmo assim, vivem isoladas.  Mais tarde, quando chega a fase adulta, fazer parte de um grupo se torna uma missão superdifícil e muitos se limitam apenas aos contatos pela internet. Então, para não correr esse risco, se ligue nas dicas da Astral Love e aprenda a fazer novos amigos!

“Meus pais não me deixam fazer nada”

A adolescência é a fase mais importante para você treinar a autonomia e se afastar da dependência social dos seus pais. “Apesar da supervisão dos pais, é preciso buscar mais independência para amadurecer as amizades”, explica a psicopedagoga Maria Irene Maluf.

Se aproximar da galera na escola ainda é a forma mais fácil, mas se você acha que não funciona, peça aos seus pais, com jeitinho, para ir a uma festinha de vez em quando, aproveitar os fins de semana na casa das meninas da sala, pegar um cineminha, etc…

Caso eles digam não, não caia na besteira de falar: “Mas todo mundo vai, mãe!”, porque a possível resposta dela será: “Se todo mundo pular em um poço, você pulará também?”. Os pais não fazem esse tipo de coisa por mal, mas sim para protegê-la. Para conseguir o que quer, explique de forma calma o quanto é difícil para você conseguir fazer amigos e que sair com eles seria uma ótima oportunidade de melhorar a timidez. Diga que isso é muito importante para você.

“Porque ninguém quer ser meu amigo?”

Há várias respostas para essa pergunta. Às vezes, você mesmo não se dá conta, mas há colegas ao seu lado tentando se aproximar e você não percebe. Isso é comum quando nos isolamos. “Timidez, excesso de proteção da família e baixa autoestima são as causas mais comuns para não ter amigos”, afirma a especialista.

Para dar adeus a essas “pedras no seu caminho”, seja sincera com as pessoas: abra o seu coração e diga que você é tímida e que se incomoda com isso. As pessoas ao redor podem ajudar bastante! Se você sente que, mesmo assim, precisa desenvolver seu lado mais descontraído, que tal fazer teatro, dança ou algo do tipo? Essas atividades contribuem muito para perder a timidez.

Caso você perceba que nada disso está dando certo, não tenha vergonha de conversar com seus pais e pedir para se consultar com um profissional. Os psicólogos estão aí para isso e são ótimos para nos ajudar nesses casos!

 

Consultoria: Maria Irene Maluf, especialista em psicopedagogia e educação especial.

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você