Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Aparelho ortodôntico: saiba tudo sobre a versão transparente!

O aparelho é móvel e total confortável!

Garota sorrindo com aparelho fixo nos dentes
Foto: Istock/Getty Images

Cuidar do sorriso vai além da estética, a gente bem sabe. Afinal, a correção dentária está diretamente ligada ao bem-estar de todo o corpo. O motivo? Dentes tortos podem provocar dificuldade para mastigar e engolir alimentos, alterar a fala e a dicção e até dificultar a limpeza (e esse último pode causar uma série de problemas, vixi!). Você precisa usar um aparelho ortodôntico? Nós apresentamos uma nova versão!

Giphy

Para quem precisa

O problema é que usar o aparelho ortodôntico, às vezes, pode ser um pouco complicado: a rotina de higienização é chatinha e os fios de metal podem machucar bastante a boca. Porém, os alinhadores transparentes são feitos de uma material mais leve, prometem mais conforto e quase não são visíveis. Mágico, né?

Qualquer um pode usar?

Siiiim! O tratamento é indicado para 80% dos casos: apinhamentos, espaçamentos, expansões e constrições, mordidas cruzadas e abertas. E o melhor é que os casos mais simples, geralmente, são resolvidos com até três meses de tratamento. Já os mais difíceis, levam cerca de nove meses de uso. “Os alinhadores transparentes são uma revolução no processo do tratamento ortodôntico porque, além de apresentarem respostas mais rápidas ao tratamento, permitem que o paciente tenha mais qualidade de vida, já que são totalmente estéticos, confortáveis e higiênicos”, explica Luiz Carpegiani, diretor executivo da CA – Clear Aligner – representante no Brasil da fabricante alemã de alinhadores transparentes, Scheu Dental.

Giphy

Total conforto

Diferente dos aparelhos de fios e bráquetes, o tratamento com alinhador ortodôntico é mais confortável e rápido. “Isso, porque, com materiais mais leves o alinhador não machuca como os fios de metal, bráquetes e molas dos aparelhos convencionais. A movimentação dos dentes também é mais suave e precisa, sem atrapalhar a dicção e a alimentação do paciente”, explica o diretor técnico da CA – Clear Aligner do Brasil, Rolf Faltin. E o melhor: o alinhador é móvel, então você pode retirá-lo da boca para escovar os dentes, passar fio dental e também para limpá-lo. Sem contar que diminui as visitas ao dentista! Yey!

Como funcionam

O primeiro passo é tirar o molde da boca para desenvolver os alinhadores para o tratamento. E o resultado é igual – ou superior – aos tratamentos convencionais. Mas, para garantir o resultado, é preciso usar o aparelho por pelo menos 17 horas diárias. Mas como ele é móvel, você pode retirar para fazer a limpeza bucal. Bem mais fácil, né? Porém, “é fundamental a cooperação do paciente na correta utilização dos alinhadores para obter os resultados esperados. É muito importante que o paciente tenha disciplina no uso”, ressalta dr. Rolf.

LEIA TAMBÉM

Mais notícias para você