Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Como negociar os horários de voltar para casa com seus pais

Como negociar os horários de voltar para casa com seus pais

Quem nunca passou pela situação de querer voltar um pouco mais tarde de uma festa e não poder porque os pais não deixam? A gente tenta explicar que as festas agora começam mais tarde, que não tem como saber qual é a melhor hora para ir embora e tantas outras coisas. Mas é sempre complicada essa negociação de um horário para voltar pra casa.

Para saber como conseguir entrar num acordo com os pais, a tt falou com duas especialistas diferentes. As duas concordam que é importante os pais estabelecerem um horário para os filhos voltarem pra casa: “É sempre importante o adolescente perceber que existem limites em qualquer relação. O adolescente se sentirá cuidado”, diz a pedagoga Maria Celina Bönecker Valverde. Ela e a psicóloga e psicopedagoga Eliana de Barros Santos deram ótimas dicas de como conseguir estender um pouquinho esse horário. Confira!

Como negociar os horários de voltar para casa com seus pais

Foto: Thinkstock/ Getty Images

Seus horários x Horários dos seus amigos
Você e seus amigos têm horários diferentes e por isso você sempre acaba indo embora antes que eles, quando na verdade quer ficar e aproveitar mais um pouco. Eliana diz que cada família tem um estilo de vida, “mas cabe ao jovem fazer comparações e cabe aos responsáveis discutir as alterações possíveis ou manter o que foi combinado”. Ou seja, tente argumentar com seus pais que sua turma toda tem um horário diferente do seu e que seria legal você poder ficar com eles. Deixe seus pais conhecerem seus amigos e os pais deles: “Os pais devem perceber o grupo em que seu filho convive, saber com quem ele está, conhecer os pais dos amigos e traçar com bom senso os limite que se adequem ao grupo”, diz Maria Celina.

Negociando os horários
Para negociar a sua hora de voltar para casa é preciso muita conversa com seus pais. É importante ter justificativas que realmente os convençam de que não tem nada demais você chegar um pouco mais tarde. “o jovem pode e deve buscar as modificações que sente necessárias e justas. Por exemplo: o combinado é voltar meia noite porém, mas o grupo que assistir juntos um evento esportivo que será transmitido na TV às 2h. Um jeito de negociar é pedindo para a sua família oferecer a casa para que seus amigos venham. Há várias formas de se chegar a um acordo e todos podem ser beneficiados”, diz Eliana. Treinar em frente ao espelho antes de começar a conversa também ajuda. E lembre-se:
Não seja agressiva durante o papo. Diga o que está sentindo e mostre sua vontade em negociar e buscar um acordo que favoreça ambos.
Ironia e sarcasmo não funcionam nessas horas.
Tenha paciência e “não jogue a toalha”. E só prometa o que está disposta a realmente cumprir.
– Tente fazer algumas trocas oferecendo alguma vantagem para os seus pais.
Ouça mesmo o que seus pais falam. Espere o outro terminar de expor seu pensamento e depois diga: “entendo o que você pensa…. Mas o que estou buscando é…”.

Eu tentei, mas…
Você tentou conversar, mas só recebeu “não” como resposta dos seus pais. O que fazer quando eles não mudam de ideia sobre o seu horário? “Esta situação requer muita maturidade da garota. Ela precisa dirigir a negociação e chegar a um ponto que seja positivo para ambos os lados; este é o segredo das boas negociações”, ensina Eliana. “O seu espaço será conquistado com persistência e não com a competição”, completa a psicóloga. Então, fica a dica: não desista!

15 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você