Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Como ter uma redação nota 1000 no Enem!

Preparamos 10 dicas para você arrasar na prova

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – está chegando e deixa “calouros” e “veteranos” apreensivos, não é mesmo? Muitas pessoas dependem da nota dessa prova para poder ingressar em uma universidade, por exemplo. E a tt, é claro, deseja que você se dê super bem e tire o exame de letra. Por isso, separamos algumas dicas básicas, mas que fazem toda a diferença para você conseguir escrever aquele texto perfeito! Vem com a gente:

Saiba mais:

Teste seus talentos!

Qual profissão é a sua cara?

Dicas para se dar bem no ENEM

1 – Calcule seu tempo

calcule-seu-tempo

(Eu não tenho tempo pra isso)

Calma! Com um pouquinho de organização, fica tudo mais fácil. Separe uma hora para fazer a redação. Ela pode ser antes ou depois das questões de Matemática, por exemplo.

2 – Encontre o tema

encontre-o-tema

Não adianta nada você estar “tinindo” na gramática, se não souber se expressar, né?  Organize suas ideias e fundamente os argumentos que você vai defender na redação. Desse jeito, metade da batalha já está ganha!

3 – Escreva primeiro no rascunho

escreva-primeiro-no-rascunho

(Eu não tenho tempo de fazer nada)

Não vai dar tempo? Se você seguir a nossa primeira dica, dá! Aproveite para fazer os ajustes necessários. Releia e procure possíveis erros gramaticais. Depois é só transcrever o texto final para a folha oficial.

4 – Arrase na letra

arrase-na-letra

(Eu nem sei que língua é essa)

Afinal, o examinador precisa entender o que você escreveu!

5 – Divida o texto em parágrafos

divida-em-parágrafos

Lembre-se da regrinha: todo texto precisa de início, meio e fim. Assim fica mais fácil fazer a introdução, o desenvolvimento das suas ideias e a conclusão da sua argumentação.

6 – Título e parágrafos

titulo-e-paragrafos

(Obrigado, cérebro)

O título não é obrigatório segundo o edital, mas ajuda a enriquecer a prova. Ao pular um parágrafo, não se esqueça de dar um espaço e sempre pontuar ao final dele.

7 – Eu acho…

eu-acho

No dia da prova é importante dissertar na terceira pessoa do singular ou plural (ele, ela, eles, elas), nada de utilizar o “EU acho que…”, ok?

8 – Vá direto ao ponto

va-direto-ao-ponto

Pode escrever de forma simples e obejtiva. Ao tentar “escrever difícil” você pode ser prejudicado se não dominar o que está tentando expressar. O ideal é que seu texto esteja correto e coeso.

9 – Não use o coloquialismo

nao-use-coloquialismo

É preciso tomar cuidado ao tentar escrever de maneira “simples”, como dito acima, para não exceder na simplicidade. Lembre-se que o texto deve obedecer à linguagem formal.

10 – Nada a ver!

nada-a-ver

(Você me ensina todas as gírias adolescentes)

Evite usar gírias a não ser que estejam dentro do contexto, como uma proposta de tema que aborde a fala dos jovens atualmente, em um texto sobre a adolescência, por exemplo.

Mais notícias para você