Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Falta um mês: saiba como se dar bem no ENEM!

Tudo o que você precisa saber para gabaritar no dia da prova!

Falta um mês: saiba como se dar bem no ENEM!

Se você ainda não decidiu que profissão quer seguir no futuro, mas sabe que quer fazer uma faculdade, estudar hard para o ENEM é sua melhor opção!

Você aprende tudo na escola, se prepara, faz a prova e só depois que sair a nota é que você decide o que vai fazer e onde. E se rolar dúvida, ainda existe a segunda opção!

+ Veja também: Dicas para se organizar e aproveitar melhor o seu tempo

+ Dicas para se concentrar nos estudos!

Falta um mês: saiba como se dar bem no ENEM!

Foto: Shutterstock Images

Parece a solução perfeita, certo? Mas como essa prova não tem nada de moleza, a todateen a ajuda com as melhores dicas para ir bem. Confira:

Muito estudo!

Falta um mês: saiba como se dar bem no ENEM!

Claro que este é o primeiro ponto a ser pensado quando se trata de um processo seletivo, por isso, nunca é demais lembrar que, para resolver essa prova, você terá que saber conteúdo dos três anos de ensino médio. Então, uma dica antiga, mas válida, é se dedicar de verdade aos estudos.

Quem sabe fala: “Meu maior sonho era conquistar uma bolsa em uma ótima universidade, por isso, sempre me empenhei para tirar boas notas na escola e ficar antenada nos assuntos mais recorrentes nas provas”, lembra Elen Cristiane, estudante de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.  “De manhã eu tinha aulas, mas sinto que o fato de eu pegar as apostilas e livros durante a tarde e estudar intensivamente durante duas ou três horas, todos os dias, foi o fator decisivo pra minha pontuação no ENEM”, afirma Gustavo Lopes Camelo, estudante de química da USP.

Treinos e mais treinos

dicas-enem-como-se-sair-bem-6,

Talvez essa seja a mais valiosa dica que existe sobre a prova: pratique muito! Claro que resolver as questões já é um preparo, mas não adianta nada fazer uma em dez minutos se na hora da avaliação você não tem esse tempo. Ir aos simulados também ajuda. Bate até um nervosismo como no dia do ENEM.

Quem sabe fala: “Não é só resolver as provas dos anos anteriores, mas fazer isso com tempo limitado para cada questão”, explica Célio Tasinafo, professor e diretor pedagógico do colégio Oficina do Estudante de Campinas. “O segredo é praticar e fazer os simulados mesmo. Eu senti a diferença ao realizar essas provas”, afirma Ana Paula de Oliveira, estudante de medicina da Unifesp.

De olho no relógio!

Falta um mês: saiba como se dar bem no ENEM!

Você tem apenas quatro horas e 30 minutos para responder 90 questões, ou seja, três minutos para cada pergunta. Com tantos textos e cálculos complicados, pode acontecer de se perder em uma pergunta. Enroscou? Vá pra próxima. Você não poderá ficar com relógio, mas os fiscais marcam o tempo na lousa e, se esquecerem, não tem problema nenhum perguntar as horas para eles.

Quem sabe fala: “O tempo é precioso, foi preciso saber em quantos minutos consigo escrever uma redação ou passar um texto a limpo”, explica Gustavo. “Não adianta voltar na mesma questão, não dá tempo”, diz Mariana Michiles, estudante de medicina da Universidade Federal do Ceará.

Organize-se!

Falta um mês: saiba como se dar bem no ENEM!

Logo que abre o caderno de perguntas, você percebe que tem muita coisa para responder e não sabe por onde começar? É legal desenvolver um método que funcione para você. Isso varia de acordo com cada aluno, mas é importante saber quais são seus pontos fortes.

Quem sabe fala:

“Tenha noção de quais são seus pontos fortes, fracos e, assim, desenvolva uma tática para fazer as questões no dia da prova. Exemplo: começar pelo que manda bem”, explica o professor Célio. “Acho importante não ficar avaliando como você foi pra não se desesperar. O vestibular trabalha muito com as emoções e a ansiedade, afirma Gustavo.

A temida redação! :O

dicas-enem-como-se-sair-bem-5

Por mais que você saiba escrever bem, ela dá frio na barriga porque exige tempo para ter ideias, criar o texto e depois passar a limpo. Óbvio que saber gramática e ler sobre atualidades são itens obrigatórios.

Quem sabe fala: “Fique atenta ao tema e aos dados. Antes, vale estudar as regras da dissertação e perguntar ao professor o que a banca vai analisar”, afirma o professor Célio. “Treine sua capacidade de articular os três aspectos que os corretores vão olhar na situação problema da sua redação: exposição, argumentação e solução”, orienta Mariana.

Anotou? Agora é só você se focar nos estudos e #arrasar no ENEM! 😉

Texto e entrevista: Ana Castilho/Colaborador

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você