Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Dicas para se organizar e aproveitar melhor o seu tempo

Saiba como conciliar todas as tarefas e ter um tempo de qualidade

Dicas para se organizar e aproveitar melhor o seu tempo

Às vezes parece que 24 horas não é tempo suficiente para fazer as tarefas da escola, do curso, ajudar nas tarefas domésticas, sair com a galera…ufa, haja disposição!

Mas às vezes não nos damos conta que o problema não é a quantidade de horas do dia, mas sim o uso que fazemos delas.

Segundo o especialista em administração de tempo e produtividade Christian Barbosa, uma pessoa que organiza seu tempo consegue assimilar melhor o conteúdo estudado, tem ideia novas e disposição para colocar projetos em prática. “A gestão do tempo, com foco nas ações importantes, ajudam o adolescente a ter uma vida equilibrada, com tempo para os amigos e família, sem deixar os estudos de lado”, afirma.

Dicas para se organizar e aproveitar melhor o seu tempo

Foto: Shutterstock/Images

A internet é inimiga?

Apesar de ajudar na hora de se organizar e de pesquisar conteúdos, a internet também seu lado “do mal” para aqueles que não têm foco ao acessar a rede. Por isso, é sempre bom definir limites para que seu tempo seja aproveitado da melhor maneira possível.

Enquanto executa atividades importantes, tente se manter distante da internet para que seu foco fique no que você está realizando.

Uma dica do Christian Barbosa é não abusar! Determine horários para acessar as redes sociais. “Sugiro que utilize seus horários de acessar a internet antes ou após os estudos ou no período de descanso”, indica o especialista.

Primeiros passos

Separamos cinco passos para quem quer que todas as atividades entrem em perfeita harmonia. São elas:

1. Escreva suas atividades. Nada de anotar mentalmente! Se você não anota, fica impossível se planejar e arrumar tempo para tudo. Não se esqueça de  anotar nada e tenha apenas um local para anotação, assim você não se confunde.

2.Para conseguir ter uma semana com mais tempo livre, a dica é planejá-la com antecedência de três dias, pelo menos. Isso te dará maior mobilidade no dia a dia, fazendo com que consiga terminar tudo no prazo e ainda consiga descansar ou adiantar novas tarefas.

3. Cuidado com as urgências! As tarefas urgentes são as que não estavam programadas e tem um prazo bem curto. Para evitar a correria, reserve de 30 minutos a 1 hora do seu dia para esses imprevistos. Não se esqueça que esse tempo também deve estar previsto na sua agenda.

4. Sabe aquela atividade que, se você não tivesse perdido tempo com ela, não faria a menor diferença? Essas são as tarefas circunstanciais, e nos fazem perder tempo à toa. Um exemplo é navegar por horas na internet sem propósito. Lute contra elas!

5. Foco! Nenhuma dessas dicas pode ser realmente eficaz se você não tiver definido de maneira clara quais são os seus objetivos. Algumas vezes, a preguiça pode até aparecer, mas você terá de ser mais forte e seguir com o seu planejamento.

[saiba_mais]

Erros na administração do tempo: fique longe!

Alguns hábitos podem sabotar nosso tempo. Christian listou alguns que são bem comuns:

1. Não anotar suas prioridades e afazeres em uma ferramenta;
2. Não priorizar o dia de estudos e sair fazendo o que aparece primeiro;
3. Deixar as redes sociais abertas, o que acaba te interrompendo constantemente;
4. Deixar as coisas importantes se tornarem urgentes;
5. Não dizer  não;

Para conseguir alcançar seus objetivos é preciso treino e disciplina. Administrar melhor o seu tempo também ajuda a controlar a ansiedade e treinar a atenção.

Se o problema for o vestibular ou outras provas, a dica é usar as ferramentas certas. Assim, você consegue mais resultados com menos esforços. “Não precisa se matar de estudar se você estudar da forma adequada. Pequenas mudanças em horários, na alimentação pré e durante o estudo e na forma de planejar as matérias para estudar faz uma diferença gigantesca”, completa o especialista.

Consultoria: Christian Barbosa – Especialista em administração de tempo e produtividade. Autor dos livros “A Tríade do Tempo”; “Você, Dona do Seu Tempo”; e “Estou em Reunião”; co-autor do “Mais Tempo, Mais Dinheiro”; “Equilíbrio e resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”. www.triadps.com.br e www.maistempo.com.br

Quer aprender inglês de uma forma divertida? A FISK te ajuda! Dá o play em Take Your Chance:

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você