Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Dicas para se dar bem no Enem

Aprenda a ficar mais tranquilo e arrasar na prova!

Além de ser uma prova difícil, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é determinante para o futuro de muita gente. Mas calma aí: nada de desespero! O nervosismo pode atrapalhar e fazer com quem você não dê o seu melhor no exame. Pensando nisso, separou as melhores dicas para você arrasar na prova!

Saiba mais:

Como ter uma redação nota 1000 no Enem!

Teste seus talentos!

Qual profissão é a sua cara?

1 – Nada de estudar momentos antes da prova!

estudar-antes-da-prova

A gente sabe que é difícil segurar a ansiedade e sempre parece que faltou algo para ser estudado. Mas rever a matéria um pouco antes da prova pode ser um risco. O ideal é se organizar e reservar cerca de duas horas diárias para o estudo.

2 – Faça primeiro as questões que você domina

comece-pelo-mais-facil

(Oh, eu sei isso.)

Um ponto importante que costuma ser desconsiderado pelos alunos é por qual disciplina começar. Na hora em que receber a prova, procure fazer primeiro as questões mais fáceis e das matérias com que você tem mais afinidade.

3 – Controle o seu tempo

controle-o-tempo

Não adianta nada correr! Nesse caso, o ideal é ler com calma, observar o que pede a pergunta e se encontrar dificuldade em alguma, passar para a próxima e buscar solucioná-la no final. Além disso, é fundamental criar a sua maneira de medir o tempo de realização da prova. Uma dica importante: esteja preparado para responder cada questão com menos de três minutos, já que, além de responder as 90 questões, você precisa reservar, no mínimo, 30 minutos para preencher, com cuidado e atenção, o cartão de resposta.

4 – Alimente-se corretamente

boa-alimentacao

Nada de exageros no dia da prova, tá? Sabe aquele lanche ou pedaço de pizza que você come, às vezes, de manhã? Então, é melhor abandonar e escolher algo mais saudável e leve!

5 – Nada de balada!

boa-noite-de-sono

Ir para a balada na véspera da prova pode ser bem ruim! O ideal é ter uma boa noite de sono para repor as energias. Deixe para sair com a galera depois do exame!

6 – Fique atenta ao material

materiais-necessarios

No dia da prova, é importante levar os materiais necessários, como caneta preta, documento de identificação com foto e o cartão de confirmação da inscrição. Apesar de ele não ser obrigatório, o cartão contém as informações essenciais para a realização da prova como data, hora e local. Mais informações, você pode conferir no site www.enem.inep.gov.br

7 – Coma durante a prova

lanche-para-prova

Sabe aquele ditado ‘saco vazio não para em pé’? Então, essa é a mais pura verdade! Portanto, lembre-se de levar algum lanchinho para comer durante a prova, como barrinha de cereal, chocolate e bolacha.

8 – Cuide da hidratação

beber-agua

Estar atenta à hidratação é fundamental no dia da prova. Por isso, leve uma garrafinha de água e beba durante todo o tempo. Além de não passar mal, você ainda economizará tempo, pois não sairá o tempo todo da sala para beber água!

9 – Manter a calma é fundamental!

manter-a-calma

Para manter a calma, é bom você se preparar anteriormente. Boas dicas são chegar cedo para se familiarizar com o local, respirar fundo e responder as questões com calma.

10 – Desligue o celular!

desligue-o-celular

Todo ano acontece algum problema com celulares durante a prova. Então, atente-se: desligue ao entrar na sala e nem pensar em fazer alguma selfie!

Mais notícias para você