Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Minha amiga faz bullying

O que fazer quando quem abusa dessa prática supertensa é sua própria amiga

Minha amiga faz bullying

Você adora sua amiga do fundo do peito, mas percebeu que ela anda humilhando alguém a troco de nada. Não se engane, o que ela está fazendo é bullying, prática que magoa suas vítimas e pode ter consequências bem sérias.

Primeiro entenda
O que leva sua BFF a fazer algo tão chato? Na maior parte das vezes, quem pratica bullying quer se sentir poderoso dentro do grupo, colocando defeitos nos outros pra esconder a própria fragilidade. Pra ajudá-la, o primeiro passo é entender o porquê de ela estar se sentindo mal consigo mesma a ponto de fazer bullying.

E se fosse você?
Estimule a autoestima da garota e mostre que podemos ser felizes com nosso jeito sem precisar ridicularizar outra pessoa. Uma boa maneira de convencê-la de que o bullying é errado é questionando como se sentiria se os papéis se invertessem e ela fosse a vítima.

Minha amiga faz bullying

Na hora H
Nunca participe das agressões! Defenda seu ponto de vista e diga que é contra o que sua amiga está fazendo. Tenha coragem de defender a vítima se precisar, pois o mais importante nessas situações é seguir seu coração e seus princípios. Procure a ajuda de alguém que todos respeitem, como um professor legal ou seus pais, para que o bullying não se torne rotina da turma.

[saiba_mais] Situação difícil
Apesar de estar supererrada, a garota deu um xeque-mate em você: ou aceita a atitude ou a amizade já era. Deixe bem claro que quer continuar sendo sua amiga, mas que não concorda com o bullying. Se, mesmo assim, ela insistir na história, diga que é ela quem está escolhendo entre vocês – e fazendo a escolha errada! Mas não ceda à pressão: se não convencê-la de parar com as humilhações, talvez o melhor seja se afastar. Afinal, ficar refém do medo e da culpa não é nada legal.

Agora é comigo
Você deu um ponto final na amizade e passou a ser vítima da ex-colega! Esse é um risco que existe em manter suas opiniões. Mas se sua autoestima estiver no lugar, você saberá lidar com isso sem problemas. Afinal, nada melhor do que estar em um grupo em que se sinta livre e possa ser você mesma, não é?

gossipgirlblair

 

Dar o troco?
Jamais! Não devolva as agressões na mesma moeda, mesmo acreditando que assim a garota irá sentir na pele como o bullying é ruim. Violência não se combate com mais violência, e sim com muita conversa, compreensão e um pingo de autoridade – expressando seu ponto de vista sempre.

Texto e entrevista: Carolina Vieira/colaboradora
Consultoria: Ana Lúcia Paíga, psicóloga especializada em adolescentes

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você