Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Será que você está com depressão?

Saiba diferenciar os sintomas dessa doença que não é uma simples tristeza!

menina triste com depressão
Foto: Shutterstock Images
menina triste com depressão

Foto: Shutterstock Images

 

Muita gente pensa por aí que depressão é frescura, mas não é nada disso! A doença é séria, atinge todas as idades e precisa de tratamento com especialistas.

A tt conversou com a psicóloga Amanda Paiva e tirou todas as dúvidas dessa doença que atinge cada vez mais pessoas, inclusive adolescentes. Confira!

Por que é tão comum?
Segundo a profissional, a depressão é comum na adolescência por ser uma das fases mais conturbadas da nossa vida. “É um período de transição social, biológica e psicológica muito aceleradas. Por conta de tantas transformações, é comum a incidência de depressão na adolescência”, diz.

Além disso, a mudança do corpo e a aceitação social podem gerar uma baixa autoestima e colaborar para o surgimento da doença. Mas fique calma! A especialista alerta que ficar mais triste ou preocupada nessa fase faz parte de uma transição e da busca pela identidade. “A tristeza é comum nos momentos de reflexão da adolescência, é uma experiência normal que geralmente não progride para depressão se a pessoa não tiver outros requisitos emocionais propícios ao desenvolvimento da doença”, afirma.

Principais sintomas
É ok chorar e ficar triste no fim de um namoro, mas isso não depressão. A doença envolve uma série de sintomas que perduram muito tempo no dia a dia do paciente. Amanda listou os principais para você ficar de olho!

* Extrema sensibilidade à uma falha ou rejeição;
* Sentimento exagerado de culpa ou de inutilidade;
* Dificuldade em se relacionar;
* Insônia;
* Autoestima muito reduzida;
* Perda ou ganho de peso repentinos.

Procure ajude!
Em caso de depressão a ajuda de um psicólogo ou algum outro especialista é fundamental, viu? Nada de não procurar um tratamento especializado! “Muitas vezes é necessário o tratamento médico, psiquiátrico, com uso de medicação. É muito importante é a orientação para a família, em um trabalho conjunto, para propiciar um ambiente acolhedor e afetivo”, explica Amanda.

Go, girl!
Apesar de não existirem técnicas para prevenir a depressão, há algumas pré-disposições. Ou seja: o ideal é procurar estar em um ambiente familiar afetivo e compreensivo, que propiciem um desenvolvimento emocional saudável. Além disso, fazer as atividades que mais gosta e estar ao lado dos amigos pode proporcionar bons momentos e espantar todos os sintomas da depressão. Lembre-se: a vida é bela e tem muita coisa para se viver por aí!

Consultoria: Amanda Paiva, psicóloga.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você