Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Entenda o caso de Julia Gabriele, a adolescente brasileira que sofreu cyberbullying

Tudo sobre Julia Gabriele, a adolescente brasileira que sofreu cyberbullying

Julia Gabriele, vítima de cyberbullying
Foto: Reprodução

A adolescente de 12 anos Julia Gabriele foi vítima de um caso de cyberbullying. A estudante foi exposta e ridicularizada em algumas páginas de “humor” do Facebook: elas postaram fotos da garota e fizeram brincadeiras desagradáveis sobre seus pelos faciais.

Algumas pessoas descobriram o perfil de Julia Gabriele, e as ofensas passaram das páginas de humor para seu perfil pessoal: elas enviaram fotos de instrumentos cortantes, pinças e aparelhos de depilação. Antes de apagar sua conta no Twitter, Julia fez um apelo, pedindo que as pessoas parassem com a  maldade que estavam fazendo com ela. Leia os tweets da garota (de baixo para cima):

Twitter Julia Gabriele

Tweets de Julia Gabriele -Foto: Reprodução / Twitter @JuliaGabriele

PERIGO

Muitas pessoas acham que estão protegidas por estarem atrás de uma tela de computador e, por isso, podem praticar o cyberbullying sem arcar com as consequências. Mas elas estão erradas! Com o avanço tecnológico e as ferramentas certas, muitos bullies estão sendo descobertos e, incriminados. Sim, bullying e cyberbullying são crimes!

O  Dr. Victor Auilo Haikal, advogado especialista em Direito Digital, aconselha quem sofre cyberbullying a guardar e-mails, fazer prints de tela e salvar páginas da internet que contenham ofensas ou vestígios de que houve alguma atividade criminosa. Em seguida, é necessário contatar a  Delegacia de Polícia Civil mais próxima  para que sejam tomadas as providências adequadas.

SUPERAÇÃO

Diversas famosas superqueridas pelo público também já sofreram nas mãos de outras pessoas maldosas. Confira os depoimentos abaixo e saiba de que forma elas superaram as críticas e os julgamentos dos bullies:

“Os tempos de colégio podem ser difíceis se você der mais atenção ao bullying do que aos momentos felizes na companhia dos amigos verdadeiros. Tenha sempre o foco em coisas que você gosta, pois coisas boas atraem mais coisas boas! Muitos bullies nem sabem a gravidade daquilo que estão fazendo e das marcas que podem deixar. Hoje tenho ex-bullie que lê meu blog e me acha o máximo. Quem sabe se ele tivesse concentrado as energias em coisas legais também poderia ser uma pessoa admirável hoje, né?!”, comenta Lia Camargo, Blogueira do Just Lia.

Outro exemplo de superação é a diva Demi Lovato (a Julia Gabriele é superfã dela!). Ela é uma das artistas mais engajadas no combate a esse tipo de violência, pois, quando era mais nova, Demi recebeu críticas superduras por estar um pouco acima do peso. Foi quando Demi começou a ter problemas com doenças relacionadas à alimentação e passou a se automutilar.

Resultado de imagem para gif stay strong

“Eles me chamavam de prostituta e diziam que eu era gorda e feia. Eu não deveria ter escutado, mas eu levava isso para o coração e doeu. Pensei que talvez eu não tivesse amigos, porque eu era muito gorda”, contou a cantora em uma entrevista.

“Algumas pessoas me procuram para dizer que foram testemunhas de bullying. […] Acho terrível as crianças terem que passar por isso. Eu tenho uma irmã pequena numa escola particular e não gostaria que ela sofresse isso, realmente fico preocupada”, completou a girl.

Depois dessa época turbulenta em sua vida, Demi passou por um período de rehab e começou a se aceitar. Atualmente a diva diz que sua “vingança” contra as pessoas que a maltrataram é ajudar aqueles que ainda sofrem com qualquer tipo de crítica e preconceito.

STAY STRONG! Recado da redação para Julia Gabriele:

Algumas meninas da redação online da todateen mandaram um recadinho direto pra Ju <3

Mayara Silva – Ju, quando eu tinha a sua idade todas as minhas amigas já tinham peito e usavam sutiã, mas eu era completamente reta. Viviam falando que eu parecia um menininho, enquanto elas já eram mocinhas. Mas quer saber? Hoje eu tenho 19 anos, e junto com a idade chegaram os tão sonhados seios. Cada corpo tem um tempo diferente e a gente precisa saber aceitar e esperar! Gente para falar mal sempre vai ter, mas o que importa é saber quem a gente é de verdade! Um beijo!

Melissa Marques – Sempre fui muito tímida e por isso, as pessoas me tachavam de metida. Resultado: sempre tive poucos amigos e não conseguia “socializar” como as outras meninas. Enquanto isso, passei a escrever para desabafar: eram diários, blogs e agendas que contavam o meu dia a dia e a “luta” que eram para me fazer ser ouvida. Encontrei nas palavras uma profissão, que me preenche e ainda me dá a oportunidade de ajudar outras meninas que, como eu, não se encaixam de alguma forma. Minha dica para você, Ju, é a seguinte: pegue tudo isso e transforme em algo bom para a sua vida.

Resultado de imagem para gif you are not alone

Ludmylla Rocha – Ju, que coisa complicada, né? As pessoas às vezes são maldosas e na internet e, por se acharem invisíveis, podem mostrar isso da maneira mais cruel. Mas acredite: TODAS nós já sofremos com alguma zoação que acaba afetando a gente. No meu caso, foram várias: óculos, aparelho, pelos do braço. Enfim, todo dia uma coisa nova. Com o tempo você vai descobrir que ninguém é perfeito e talvez essa maldade seja só uma tentativa de colocar no outro o “defeito” que tentamos esconder na gente, sabe? Portanto, tenha confiança em você e em todo o seu potencial, afinal, pode não parecer, mas tudo isso vai passar.

Julia Dantas – Ju, na sua idade também sofri cyberbullying! Eu tinha um blog muito acessado e as pessoas acabavam me julgando. Além disso, era beeem magricelinha e fugia dos padrões de beleza, então era nesse ponto que o pessoal atacava da forma mais baixa possível. Sei como é ler esses comentários e como a gente tem a tendência de olhar mais os que nos atacam do que os que nos defendem, mas pense: ficou feio pra quem nessa história? Você é linda, garota, e daqui algum tempo, enquanto os outros sentirão vergonha, você vai perceber quanto isso te fez mais forte. Força, sua linda!

Enquanto as críticas de alguns afetavam Julia Gabriele, diversas páginas de apoio foram criadas por usuários da rede social, algumas delas chegam a quase 13.000 likes até a publicação desse post.

É isso, pessoal! Não podemos deixar impunes aqueles que fazem esse tipo de brincadeira (que não tem a menor graça) e que acabam humilhando a nós, nossos familiares e amigos. O bullying tem que acabar e tt está junto com vocês nessa luta! 

PS: Preferimos não colocar imagens e/ou linkar a matéria para nenhuma dessas páginas de humor nem para o perfil da Ju, exatamente porque desejamos que essas mensagens não se espalhem mais.

Manual do Bullying: veja dicas de como você pode lidar com ele para que não aconteça mais casos como o de Julia Gabriele!

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você

Comportamento

As brincadeiras e apelidos foram longe demais? Isso é sério!