Fale conosco

O que vc está procurando?

Cinema e TV

Conheça 5 mulheres negras que arrasam por trás das câmeras

Conheça 5 mulheres negras que arrasam por trás das câmeras
Conheça 5 mulheres negras que arrasam por trás das câmeras

A cada dia que passa, profissionais negras do audiovisual e do entretenimento ocupam cada vez mais espaços. No entanto, todos nós sabemos que o mercado do entretenimento – tanto quem produz, quanto quem consome – ainda tem muito o que melhorar, principalmente quando o assunto é representatividade.

+ 5 séries com protagonistas negros que você precisa conhecer

Segundo um estudo feito pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, as mulheres representavam 48,5% da sociedade. E, mesmo assim, nos filmes brasileiros, em 2016,  as mulheres representaram 40% do elenco, já os negros, apenas 13,3%. Em 75,3% dos longas nacionais, os negros são, no máximo, 20% do elenco. Além disso, precisamos ressaltar que, quando essa parcela fazia aparições, quase sempre estavam ligadas à estereótipos racistas.

+ Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer

No backstage, a representatividade também é ínfima. Em uma pesquisa de diversidade de gênero e raça divulgada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2018, mostrou que homens brancos são a maioria entre os diretores (75,4%), produtores (59,9%) e também nos elencos. Sendo que mulheres negras ficam de fora de diversas categorias, aparecendo na lista apenas como produtoras-executivas, entre 1% e 3% de ocupação.

Hoje, embora seja possível ver um aumento notável de mulheres ocupando esse setor, ainda é nossa responsabilidade dar cada vez mais palco para essas profissionais. Pensando nisso, a todateen separou cinco mulheres negras que arrasam por trás das câmeras que vocês precisam conhecer.

+ Fim do cinema? Especialista de Hollywood explica o que será da indústria do entretenimento no pós-pandemia

Confira!

kenya sade, gerente de programação

Kenya Sade tem 26 anos, é jornalista e estagiou por mais de dois anos na TV Cultura, onde se apaixonou pelo jornalismo televisivo.

Em 2018 fez um intercâmbio para Irlanda e deu início ao projeto autoral Pretas Pelo Globo, uma plataforma colaborativa que celebra e traz visibilidade às conquistas de mulheres negras espalhadas pelo mundo. A jovem comanda toda a grade de programação da Trace Brasil, que dedica 24 horas a conteúdos focados na cultura afrourbana.

thais pontes e renata andrade, roteiristas

O cenário da dramaturgia brasileira também apresenta mudanças. Thais Pontes e Renata Andrade são as duas roteiristas da próxima série de humor da Globo, Encantado’s. Mulheres negras e de origem periférica do Rio de Janeiro, ambas vêm crescendo na emissora e esse será o primeiro projeto solo assinado pelas duas.

juliana vicente, diretora

Diretora e roteirista da série brasileira Afronta!, da Netflix, Juliana Vicente já foi premiada no Festival de Cannes pela coprodução de A Terra e a Sombra.

Ela é uma das poucas mulheres que ocupam esse espaço e vem ganhando cada vez mais destaque com o seu trabalho.

sabrina fidalgo, cineasta

Sabrina Fidalgo, multipremiada diretora e roteirista carioca, estudou cinema na Escola de TV e Cinema de Munique, na Alemanha, e na Universidade de Córdoba, na Espanha.

Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais no mundo. Em 2018 foi eleita pela publicação americana BUSTLE a oitava cineasta mais promissora do mundo, numa lista com 36 diretoras internacionais.

Mais notícias para você

Entretenimento

Conheça um pouco mais do cinema feminino nesse Dia Internacional da Mulheres

Entretenimento

Grandes nomes, como Tom Cruise e Johnny Depp, nunca levaram a estatueta do Oscar para casa

Entretenimento

Cerimônia de premiação acontece neste domingo (25)

Entretenimento

Longa chegou nos cinemas em dezembro do ano passado