Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Drunkorexia: quando a bebida substitui a comida

Drunkorexia: conheça o problema da personagem Renata, de Viver a Vida

Quem acompanha a novela Viver a Vida, na Globo, já percebeu que a personagem Renata, namorada de Miguel, passa dos limites quando se fala em bebidas. Mas o caso retratado da novela vai muito além do consumo excessivo de álcool. Trata-se de um transtorno alimentar que é realidade em mulheres do mundo todo: a drunkorexia, que é quando, em linhas gerais, a pessoa “substitui” comida por bebida.
 
Bárbara Paz
 
Bárbara Paz vive a drunkoréxica Renata em Viver a Vida.
 
A psicanalista Elizandra Souza define o transtorno da seguinte forma: “a pessoa com drunkorexia bebe excessivamente e não come o dia inteiro para compensar as calorias ganhas com o álcool”, diz. Geralmente, o problema está relacionado a outros transtornos alimentares, tais como anorexia (quando a pessoa está abaixo do peso mas acha que está gorda), bulimia (quando a pessoa come bastante, mas induz o próprio vômito) ou orexia (quando se tem um apetite exagerado e incontrolável).
 

Coisa séria

Atenção, meninas! Nós, mulheres, estamos em desvantagem quando se trata do problema: além de sermos a maioria dos casos de drunkorexia, “as mulheres tendem a desenvolver dependência alcoólica mais rapidamente que os homens, principalmente por reter mais líquido, e também sentem mais os efeitos do álcool”, afirma a psicanalista.
 
Os resultados podem ser devastadores para o nosso corpo:
– Quando a pessoa troca os alimentos pelo o álcool, o organismo não consegue fazer a absorção dos nutrientes necessários
– Além disso, a drunkorexia pode afetar o coração, aumentando o risco de hipertensão e doenças cardíacas
– Ela também pode prejudicar o fígado e o pâncreas, contribuindo para contrair a cirrose, pancreatite e o aparecimento de diabetes
– Já no estômago e no esôfago, a bebida pode causar tumores no aparelho digestivo
 
Se o nosso corpo não está bem por dentro, isso fica aparente em nosso visual. Prova disso são as transformações que vemos nas artistas que bebem demais e comem de menos, como Amy Winehouse e Lindsay Lohan.
 
Amy Winehouse
 
Amy Winehouse é o caso mais famoso de drunkorexia
 
É importante lembrar que álcool é coisa de adulto e, mesmo pra quem tem mais de 18 anos, tem que ser consumido com muita responsabilidade.
38 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você