Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Exclusiva: completando 85 anos, Maurício de Sousa conta tudo sobre o futuro da Turma da Mônica

Exclusiva: completando 85 anos, Maurício de Sousa conta tudo sobre o futuro da Turma da Mônica
Exclusiva: completando 85 anos, Maurício de Sousa conta tudo sobre o futuro da Turma da Mônica

Nesta terça-feira (27), Maurício de Sousa completa 85 anos. O autor de histórias em quadrinhos mais premiado do Brasil, também conhecido como “pai” da Turma da Mônica, bateu um papo com a todateen para contar sobre sua carreira, suas conquistas e, claro, o futuro da turminha do Limoeiro.

as mudanças

A primeira tirinha de Maurício foi publicada em 1959 e, de lá pra cá, obviamente muita coisa mudou. Segundo ele, os desenhos foram se modificando e modernizando conforme a necessidade de adaptação para novas plataformas de comunicação.

Quando comecei a desenhar os personagens, não tinham um estudo para o formato tridimensional que exige a animação, por exemplo. Mas fora essa parte estética a que sempre estaremos atentos, olhamos muito para a adaptação à linguagem da hora e da vez. Nunca ficamos defasados nesse diálogo com as crianças“, explica ele.

E isso fica claro na forma de comunicação que os personagens criados pelo cartunista estão tendo com o público. No Twitter, a conta oficial tem mais de 200 mil seguidores e está sempre interagindo com as pessoas, sejam elas famosas ou apenas fãs anônimos. E ainda é possível “ouvir” os personagens falando por lá.

Sou eu mesmo que respondo em meu Twitter e meu Instagram“, conta Maurício. “Gosto desse contato direto. Essas ferramentas de comunicação nos trazem o retorno do que publicamos ou produzimos em tempo imediato. Por isso também nossos personagens estão em todas plataformas de comunicação onde nossos leitores estão“.

o conteúdo

De uns tempos para cá, os quadrinhos de Maurício vêm abordando temas mais sérios, mas ainda de forma lúdica e de fácil entendimento para as crianças. Uma das formas de fazer isso é a adição de personagens que tratem sobre o que se quer falar. Em 2019, por exemplo, o Edu, de 9 anos, foi adicionado às tirinhas. O garoto tinha distrofia muscular de Duchenne e trazia o tema da representatividade e inclusão social.

HQs clássicas da Turma da Mônica estão disponíveis gratuitamente por aplicativo!

A criança de hoje é muito mais informada do que crianças de anos atrás. Elas já começam a entender assuntos que são dos adultos porque a comunicação ficou dinâmica. Portanto temas mais fortes são possíveis de serem trabalhados com as crianças, devendo sempre ser atenuados com uma linguagem onírica e simples“, ressalta Maurício.

E é justamente para aproveitar essa facilidade das crianças de compreender as coisas, que o autor se juntou com Gabriel Chalita e anunciou uma parceria de três obras infantis pela editora Caramelo. Segundo a assessoria responsável, os três livros tratam de uma gama de questões importantes para o crescimento das crianças. Meio ambiente, convivência, acolhimento, amor e morte são alguns dos temas que as obras trazem ao público infantil.

O beijo do papagaio conta a história de um papagaio inseguro e diferente dos demais que conhecerá o amor ao encontrar-se com uma sapinha. Já O cãozinho sem nome é protagonizado por um cão de rua em sua tentativa de encontrar um lar. O peixe Azul narra a tentativa de dois peixes de ensinar a um menino a importância de agradecer não só pelo mundo que o cerca, mas pela própria vida.

Divulgação

Mas é claro que a gente sabe que, apesar de ser destinado ao público infantil, muita gente lê e se diverte com essas histórias, e Maurício também está de olho nisso.

Tudo o que é produzido para as crianças alegram também aos adultos. Um livro infantil lembra a infância de um adulto. E o maior prazer é ler para seus filhos lembrando quando seus pais faziam o mesmo com eles. Um livro infantil é ponto de ligação entre gerações. Inesquecível!“, diz o autor.

o futuro

Maurício é é membro da Academia Paulista de Letras e também o mais premiado autor de histórias em quadrinhos do Brasil, mas além de tudo, é responsável pela infância de milhares de crianças. Segundo ele próprio, o seu maior orgulho é saber que participou do processo de alfabetização de quatro gerações durante esses 61 anos de história.

Por isso, o autor não pretende parar com o que faz e já tem planos para o futuro.

Cascão, da Turma da Mônica, vira personagem de Dark em homenagem super fofa

Eles não são “infalíveis” como os do Cebolinha que não dão tão certo, mas muito bem pensados e levados adiante por uma equipe que nos dá orgulho“, brinca ele. “‘Lições’ o segundo live action’depois do sucesso de ‘Laços‘, de 2019, entra nos cinemas em 2021. A animação do Astronauta pelo HBO também, as graphic MSP continuam conquistando um grande público e as animações Mônica Toy estão se espalhando pelo mundo com 5 bilhões de visualizações“.

E, com tantos planejamentos, incluindo tantos personagens e ideias diferentes, parece quem nem o céu é o limite para esses personagens tão queridos!

Mais notícias para você

Entretenimento

Separamos algumas produções que prometem te levar de volta para o começo dos anos 2000

Comportamento

Na última quarta-feira (27), em entrevista para a BBC Brasil, Maurício de Sousa contou que está planejando incluir um personagem LGBTQIA+ nas histórias da...