Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Exclusiva: Belu, artista de 16 anos, irá expor pela 1ª vez suas obras no Carrousel du Louvre, em Paris

Exclusiva: Belu, artista de 16 anos, irá expor pela 1ª vez suas obras no Carrousel du Louvre, em Paris
Exclusiva: Belu, artista de 16 anos, irá expor pela 1ª vez suas obras no Carrousel du Louvre, em Paris

Nascida na Argentina, Belu é uma jovem artista que impressiona pelo seu talento. A conexão com as telas e as tintas vem desde cedo. Com apenas nove anos, a artista começou a estudar arte, em Buenos Aires, com o objetivo de ver seus quadros expostos nas paredes do estúdio da escola, como faziam os alunos mais velhos, que serviam de inspiração de futuro para a arte.

Aos 14 anos, os traços firmes de suas pinturas hiperrealistas a levaram a estudar com os artistas mais velhos, comparando sua arte à de adultos formados. Assim, pela internet, as primeiras reações de admiração e estímulo pelos seus trabalhos não demoraram a chegar e continuam, até os dias de hoje, enviadas por admiradores do mundo inteiro.

Em outubro de 2021, Belu – que é artista visual da UP Time Art Gallery, galeria de arte itinerante que tem como objetivo democratizar e disseminar a arte contemporânea – irá participar da sua primeira exposição internacional, no “Carrousel du Louvre”, galeria subterrânea que fica em uma das entradas do famoso Museu do Louvre, em Paris, na França. Devido a pandemia, o evento, que aconteceria de 9 a 11 de abril, foi reprogramado para os dias 23, 24 e 25 de outubro deste ano.

Com exclusividade à todateen, Belu falou mais sobre a experiência, que é um passo importante que marca a carreira da adolescente, que leva, por meio de sua arte forte e imagens marcantes, aspectos da Argentina para o mundo todo.

+ Emily em Paris: influencer conta como é morar – de verdade – na capital francesa!

Confira!

todateen: Quando você começou a se interessar pela arte? Como foi?

Belu: Acho que sempre tive uma grande afinidade pela arte. Desde muito jovem, eu costumava desenhar, pintar e experimentar diferentes materiais e texturas. O momento que mudou tudo foi quando comecei a ter aulas em uma oficina de arte. Foi quando percebi que era disso que eu gostava muito e pude desenvolver essa habilidade.

tt: Você, desde pequena, teve incentivo de sua família?

B: Sim! Meus pais sempre me apoiaram e me incentivaram a aprender mais. Foi minha mãe quem me acompanhou na escolha de uma oficina de arte que eu gostasse para me ajudar a aprender.

tt: O que a arte significa para você?

B: Para mim, arte significa uma forma de me expressar e, de alguma forma, “fugir” um pouco da realidade. Acho que quando se pinta, deixa-se um traço de como o mundo que se vê pessoalmente é interpretado, por mais realista que seja a obra.

tt: Como você está se sentindo de ter, com apenas 16 anos, suas obras expostas no Carrousel du Louvre?

B: Fascínio e surpresa! Acho que é uma ótima oportunidade. Não consigo acreditar!!! Eu constantemente me pergunto como será recebido!

tt: Falando mais sobre sua técnica, quando foi que percebeu que gostava mais dos traços firmes e das pinturas hiper-realistas?

B: Acho que meu estilo está em constante evolução e experimentação. Desde muito jovem, sempre admirei obras hiper-realistas e, ao longo dos anos, aos poucos, fui tendo sucesso. Com a observação mais a ajuda do meu professor de artes fui aprendendo técnicas e praticando muito. Acho que devo ter desenhado uma maçã pelo menos trinta vezes!

tt: Quais suas maiores inspirações na arte e porquê?

B: Dois grandes pintores que atualmente admiro são Lucian Freud e Guillermo Lorca García H. Amo Freud por suas pinturas altamente expressivas. Admiro tanto o contraste de luz e sombra quanto o uso da cor em suas obras. Depois, entre os meus favoritos, está Guillermo Lorca García H porque é um jovem pintor muito mais contemporâneo que cria obras atemporais que nos transportam para outro mundo de sonho. Admiro sua composição e criatividade ao pintar. Eu amo a tensão que ocorre entre as garotinhas que ele pinta e os animais ferozes que muitas vezes as cercam. Também estou fascinada por sua linha criativa.

tt: Como você decide o que pintar? Como as imagens vêm à sua cabeça?

B: Inspiro-me em fotos, tanto de autores reconhecidos como minhas.

tt: Pensando em carreira artística, qual seu maior sonho?

B: Meu maior sonho é chegar a um ponto em que possa me expressar plenamente e criar obras que saiam direto do meu coração. Meu grande objetivo seria evoluir para a criação livre e poder viver da arte.

tt: O que você pretende passar para as pessoas que apreciam sua arte?

B: Desejo transmitir às pessoas que apreciam minhas obras o amor que existe nos laços entre as pessoas e, também, entre as pessoas e os animais e a natureza. Desejo que em meus trabalhos eu consiga projetar minha subjetividade, além de me destacar no que torna meu traço em minhas pinturas.

tt: Quais seus planos para o futuro?

B: Crescer no mundo da arte com total liberdade e aperfeiçoar minha técnica sendo fiel a mim mesma.

Mais notícias para você

Moda

De Az Marias a Weinder Silveiro, alguma das marcas que deram um show nos dois últimos dias de SPFW

Entretenimento

Atriz, cantora, dubladora… multiartista! Aos 14 anos, Bia Brumatti vem se mostrando uma profissional de milhões. No elenco da série “O Coro: Sucesso, Aqui...