Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Luan Santana e Ian Somerhalder são defensores da causa animal. E você?

Luan chegou a fazer um clipe gravado em uma associação ligada ao combate de maus tratos

Luan Santana e Ian Somerhalder são dois lindos, isso é fato! Mas não é apenas a beleza exterior que encanta a todos. Os dois costumam ser superfofos e não apenas com as fãs. Os gatos já mostraram muitas vezes, por exemplo, que são defensores da causa animal.

Ian costuma compartilhar momentos do dia a dia aos lados das suas cachorras, que ele ama muito e sempre cuida com o maior carinho.

Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram

Já Luan, por sua vez, lançou o clipe “Cê Topa?” inteirinho gravado na Associação Maxmello de Amparo à Vida Animal. Tem como não amar?

Levando em conta o envolvimento dos gatos, você já parou para pensar sobre o assunto? Afinal, maus tratos aos animais é crime, mas, infelizmente, é comum presenciar situações tristes relacionadas aos bichinhos.

Por isso, achamos superimportante falar sobre o assunto e explicar como tudo acontece o que você pode fazer para compartilhar o respeito à vida animal, como fazem Ian e Luan!

Como é caracterizado os maus tratos ao animais

Obviamente todo mundo sabe que machucar diretamente um animalzinho não é legal – embora muita gente ainda faça isso, sim! -, mas não é só a agressão direta que é considerada maus tratos.

“O mau trato vai desde o abandono, queimadura dele vivo, chutes, pancadas, multilação, deixar passar fome e negligenciar atendimento medico veterinário, atropelar e não socorrer, deixar no sol e na chuva e deixar preso na corrente”, explica a cuidadora Leandra Marquezine.

Leandra é voluntária no difícil trabalho de tentar diminuir os casos de maus tratos. Ela costuma recolher animais de rua, dar o atendimento necessário e depois colocá-los para a adoção.

Para a fundadora e administradora da Associação Maxmello de Amparo à Vida Animal, Sandra Maria Guilarducci, 90% dos casos de maus tratos advém pura e simplemesnte da crueldade humana . A associação criada por Sandra é a mesma onde foi gravada o clipe de Luan Santana.

“O homem se diverte com o flagelo dos mais fracos, para muitos é pura satisfação. Sei que parece chocante, mas é a realidade com a qual convivo”, conta Sandra.

O abandono

Sandra explica ainda que o abandono é uma das formas mais tristes de maus tratos, principalmente em casos de filhotes e animais idosos. “Lembrando que o abandono pode trazer sérias sequelas ao animal, por não entender o que está lhe acontecendo e ficando à mercê de todos os perigos que as ruas oferecem”, explica.

Leandra lembra que a maior dificuldade na hora de recuperar um animal é o estado emocional dele. Geralmente, bichinhos abandonados ficam traumatizados para sempre.

Foto: Reprodução/YouTube

Foto: Reprodução/YouTube

 

Maus tratos aos animais é crime

Maltratar qualquer animal já é crime, previsto em lei e, em algumas cidades, existem delegacias especializadas no combate a esse tipo de crime. Leandra aconselha a procurar a Polícia Civil, o Centro de Controle de Zoonoses ou a Polícia Ambiental da sua cidade, caso presencie qualquer tipo de maus tratos. Se possível, leve fotos, vídeos e outras pessoas que também tenham visto o problema.

Já Sandra lembra também que é preciso ter calma. Por mais que a situação seja revoltante, mais violência não vai resolver o problema.

“O importante nesses casos, é agir com calma e cautela, jamais agredir o agressor com gestos ou palavras, pois violência gera cada vez mais violência. Procurar falar com a pessoa de forma elucidativa com relação ao mal que está praticando e explicar que existem leis que protegem os animais”, aconselha.

Ela lembra ainda que as delegacias são obrigadas a registrar boletim de ocorrência em caso de maus tratos aos animais.

Importante: quem for condenado por maus tratos está sujeito a multa e prisão de três meses a um ano.

Quero ter um cachorro em casa

Muita gente decide ter um bichinho de estimação sem pensar na responsabilidade dessa decisão.

“Temos que lembrar sempre que animal não é brinquedo, sente fome, frio e medo. Que sua vida tem em média 15 anos e que por todo esse período ele precisará da família que o acolheu”, lembra Sandra.

Já a dica de Leandra é pensar que o animalzinho vai se tornar um membro da família e que haverá gastos como os que acontecem com uma pessoa. Além disso, requer muitas respnsabilidades com o trato da higiene, saúde e passeios.

Um cachorro, por exemplo, pode trazer muitos benefícios e se tornar mais que amigo, mas é preciso pensar bem se você realmente tem condições de arcar com as responsabilidades, ok?

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você