Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

O topete ideal para o seu tipo de rosto e personalidade

Confira as dicas para acertar na escolha do topete

Confira as dicas para acertar na escolha do topete

Confira as dicas para acertar na escolha do topete

Não é à toa que os topetes estão em alta! O penteado cinquentinha, que se popularizou com Elvis Presley e James Dean, passa a imagem de uma pessoa poderosa e alternativa. Com o tempo, o cabelo foi estilizado para os looks femininos, mas sem deixar de lado sua pegada boyish. Além de dar sofisticação ao visual,  os topetes chegam para mostrar que a ala feminina está assumindo o front e tem atitude de sobra para isso.

Muito mais que autoridade, ao criar um penteado é preciso ter cuidado para transmitir a mensagem correta. “Devemos analisar a personalidade, temperamento e qual a mensagem visual que se deseja expressar”, afirma o cabeleireiro visagista Mauricio Morelli.

Em meio a tantas informações, o penteado deve ser adaptado  de acordo o formato do rosto, textura do cabelo e outros detalhes estéticos que não dispensam a harmonia da imagem que se quer transmitir. “Quando se cria um topete, a sensação gerada em outras pessoas é de imponência e poder, seja o topete mais sério ou mais descontraído”, explica o hairstylist. Está preparada? Escolha o seu.

 

Clássico repaginado

Por mais clássico que o penteado seja, sempre há variação e os estilos se atualizam de acordo com a época. “Mesmo fazendo referência ao look original, o bacana é investir na criatividade”, diz Tiago Aprigio, cabeleireiro do Salão Marcos Proença. Para ele, deixar o penteado despojado e mais “sujo” dá ao look um ar jovem e moderno.

Para as fashionistas de plantão, não há nada mais apropriado. “A Alison Brie vem com um topete mais moderado, meio bagunçado e descontraído, que transmite força e autoridade de uma forma sutil”, explica Mauricio Morelli.

 

Sem medo de errar!

“Um topete todo atrás como num moicano jamais sairá de moda”, conta Tiago Aprigio. A dica do cabeleireiro é fazer um penteado mais despojado e com menos volume para ser usado no dia a dia. “À noite, em ocasiões especiais, é valido ousar e dar um volume maior”, destaca.

As atrizes Katy Perry e Scarlett Johansson acertaram na escolha. “O topete é mais reto e estático, o que transmite mais poder e seriedade”, explica o visafista Mauricio Morelli. Segundo o cabeleireiro, este penteado é indicado para uma ocasião onde se quer impor respeito.

E atenção! Se você quer investir numa megaprodução, com acessórios e make, saiba que cabelos volumosos não caem bem com um look muito chamativo. “O legal mesmo é desfilar  um bom cabelo sem muita informação. Afinal, quem deve reinar é o topete”, salienta Tiago Aprigio.

 

Seriedade com limite

Para sair do clássico, as mais ousadas podem optar por modelos pra lá de irreverentes. Aqui, quem manda é a criatividade! Mas criar um topete harmonioso com as linhas do seu rosto é superimportante para conquistar um visual elegante.

Segundo Maurício Morelli, o penteado da cantora Alicia Keys foi feito em sintonia com seu rosto, que é alongado e bem proporcional. “O topete usado alonga ainda mais o rosto, fortalecendo sua imponência”, enfatiza.

Além de transmitir muita força à imagem, os penteados de Alicia e Rihanna possuem linhas curvas, que quebram o ar muito sério da produção. Para conquistar esse visual de estrela, spray de fixação e mousse serão sempre bem-vindos. “Aplique mousse nos fios antes de secá-los e depois, aplique o spray de fixação para finalizar o look”, orienta Tiago Aprigio.

 

Quem deve evitar?

Fica a dica: rostos muito finos e triangulares não combinam com qualquer topete. Mas, para fugir à regra, a atriz Scarlett Johansson mostra que é possível usar o penteado da moda sem abrir mão do bom senso. “Ela possui um rosto em triângulo invertido, então quando criamos volume sobre o topo da cabeça potencializamos esse formato”, observa Maurício Morelli.

Segundo o cabeleireiro visagista, isso pode ser bom ou ruim, dependendo da informação que se quer passar. “Devemos analisar qual a intenção do visual, o topete que a Scarlett usou é superalegre e descontraído, possui linhas irregulares mostrando dinamismo e impondo autoridade de forma leve”, completa. Portanto, com muito cuidado, vale apostar no look!

 

Famosas usam topete como marca registrada

Kate Beckinsale já mostrou que é adepta do voluminho no topo da cabeça. A atriz britânica vive desfilando pelas ruas (e tapetes vermelhos!) com o penteado. Segundo o cabeleireiro Tiago Aprigio, todos o penteados podem ser elaborados com um topete, como tranças, coques e até mesmo um simples rabo de cavalo. “Não há limite. Só cuidado com exageros, pois um topete mais volumoso pede um cabelo menos elaborado”, orienta.

Tanto Kate quanto a apresentadora norte-americana Nancy O’Dell optam por topetes mais discretos, porém, usam o penteado como marca registrada da sua produção. A jornalista O’Dell é vista constantemente com o penteado jogado de lado ou curvado. “Esse estilo de topete cria linhas ondulares, expressando poder e sedução, são linhas que seduzem a atenção das pessoas e impõem autoridade de forma sutil”, afirma Maurício Morelli.

 

Tamanho é documento

Na hora de escolher a altura do seu topete, Michele Braga, hair stylist do Espaço Juliana Paes, orienta a medir o tamanho. Para não ter erro, pode ser feito com um mínimo de dois dedos de altura e, no máximo, quatro dedos.

Tiago Aprigio, cabeleireiro do Salão Marcos Proença, acredita que, em alguns casos, o menos é sempre mais. “O tamanho do topete vai de acordo com o look que a pessoa quer. O único cuidado são para mulheres de rostos mais delicados, como o de Kate Beckinsale. Logo, um topete muito alto não lhe cai bem”, destaca.

Para conquistar um topete de dar inveja, Michele ensina que é preciso desfiar bem a parte que deseja dar volume. Em alguns casos, é possível colocar enchimento com espuma ou cabelo postiço. Anote o que vai precisar: mousse, fixador, grampos pretos e pomadas finalizadoras. Além disso, existe o bumpit, um acessório em forma de lua, para ser posicionado na cabeça e moldar o cabelo na hora de fazer o topete. Seja solto, preso ou meio preso, fica um arraso!

 

 

 

Texto: Larissa Faria

Consultoria: Mauricio Morelli, cabeleireiro visagista e consultor de imagem Site: www.mauriciomorelli.com. Tiago Aprigio, cabeleireiro do Salão Marcos Proença Site: www.marcosproenca.com.br. Michele Braga, hair stylist do Espaço Juliana Paes Site: www.espacovipjulianapaes.com.br

Fotos: GettyImages

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você