Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Profissões da WEB: analista de mídias sociais

Confira as vantagens e as desvantagens dessa profissão!

Analista de Mídias Sociais
Foto: Thinkstock e Getty Images

Você é daquelas que adora Facebook, Twitter e cia.? Saiba que, nessa profissão supermoderna, você vai trabalhar se divertindo!

HISTÓRIA

Segundo pesquisas, o Brasil possui cerca de 50 milhões de usuários de redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut, YouTube, etc. Com tantos consumidores dando sopa na internet, as empresas pensaram: “por que não levar nossos produtos e nossa marca a essas pessoas?”. Disso nasceu o cargo de analista de mídias sociais, uma profissão que está crescendo cada vez mais no mercado de trabalho.

Analista de Mídias Sociais

Foto: Thinkstock e Getty Images

[saiba_mais] O QUE FAZ

Tamirys Seno é analista de mídias sociais em uma empresa de estratégias digitais. Ela explica o que faz este profissional: “ele mexe com o desenvolvimento e a divulgação do conteúdo de uma marca ou veículo dentro das redes sociais”. Como na internet as coisas mudam muito rápido, é preciso ficar atenta às novidades, tendências e todas as informações que circulam sobre o cliente atendido, sem perder o olhar crítico sobre tudo isso.

DIA A DIA

Quando chego no serviço, abro minha planilha de clientes e analiso o desempenho deles na net. Mantenho as redes sociais atualizadas e interajo com consumidores”, conta Tamirys. Também é sua função criar campanhas e ações para a web, orientando qual estratégia fará mais sucesso. Por exemplo, se uma empresa quer vender esmaltes, não dá pra fazer uma promoção em um blog masculino, né? E quem diz o que vale a pena é esse profissional, que trabalha na correria para atender aos clientes apressados.

Analista de Mídias Sociais

Foto: Thinkstock e Getty Images

 VANTAGENS

Para Tamirys, a profissão é dinâmica e não tem rotina, sem contar que dá pra trabalhar com bastante liberdade desde que as metas sejam cumpridas.

DESVANTAGENS

Às vezes, é necessário lidar com clientes teimosos, que não entendem suas ideias. “É ele quem manda”, fala Tamirys.

DICA

Quem quer seguir a carreira, tem que gostar de passar o dia inteiro na frente do computador e ter paciência pra pesquisar bastante”, fala Tamirys. Também é importante se manter bem ligada às novidades da internet e, principalmente, das redes sociais.

PERFIL DA PROFISSÃO

Salário inicial: média de R$ 1.200, mas pode chegar a R$ 4.000.
Formação exigida: algum diploma na área de comunicação (jornalismo, relações públicas, marketing…).
Qualidades valorizadas: bom texto, curiosidade e familiaridade com a internet.
Áreas de atuação: empresas generalizadas e agências de publicidade.
Onde encontrar cursos: o melhor é escolher uma profissão ligada à comunicação. Investir em cursos de informática também é uma boa.

Texto: Carolina Vieira e Melissa Marques

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você