Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Saiba os perigos do uso constante de laces e tranças usadas por Brunna no BBB22

Crédito: Reprodução/Twitter

Além das makes e looks no BBB22, outra coisa tem chamado bastante a atenção: os cabelos! A gente já falou por aqui sobre os cuidados pós química que a Jade tem enfrentado dentro da casa. Dessa vez, vamos conversar um pouquinho sobre a transição capilar de Brunna Gonçalves, que tem esbanjado no uso de laces e tranças.

A bailarina passa por uma transição capilar há dois anos, fazendo um “detox” no cabelo de todos os alisamentos feitos anteriormente, como progressiva e relaxamento. O resultado esperado do processo é assumir a textura natural do cabelo, seja ele cacheado, ondulado ou crespo.

Enquanto faz a transição, Brunna aproveitou para mergulhar no mundo das perucas e está sempre trocando o visual. Na casa do BBB22, ela prometeu mudar o visual pelo menos uma vez a cada 15 dias, até que na última segunda-feira (21) decidiu tirar as tranças.

https://twitter.com/bbb/status/1495829403124776963?s=20&t=XkQzC6fgl4BteYJj-mssfQ

Com a ajuda de Linn, Brunna assumiu seus fios naturais. Em conversa com a cantora, ela confessou que não lavava o cabelo há um mês, ou seja, desde que entrou no programa. Essa declaração chamou a atenção de vários dermatologistas especializados nos fios capilares.

https://twitter.com/bifedurodarita/status/1495771770288324610?s=20&t=XkQzC6fgl4BteYJj-mssfQ

Segundo a Dra. Luciana Passoni, médica tricologista, é preciso seguir cuidados atenciosos ao usar laces e tranças por um tempo prolongado. Não dá para largar a mão, já que pode prejudicar os fios.

Cuidados com o uso contínuo de laces

Deixar o couro cabeludo respirar e higienizar a região com frequência é fundamental para manter os cuidados. “Um dos problemas de usar a lace ou tranças frequentes é ficar com o cabelo sujo, o que gera claro, o acúmulo de resíduos e do próprio sebo produzido pelas glândulas capilares. Isso provoca a obstrução dos poros e pode interferir no crescimento saudável dos fios”, alerta.

É super importante lavar as laces uma vez por semana, com produtos específicos e profissionais. A médica ainda alerta sobre não usar o acessório 24 horas por dia e nunca dormir com a peça, já que pode comprometer a raiz dos cabelos.

“Também é preciso ter muito cuidado com a chamada dermatite de contato, que pode ser ocasionada pela cola no couro cabeludo. A paciente acaba coçando e tracionando a haste capilar, contribuindo para a quebra dos fios. O distanciamento entre a cola e a raiz do cabelo, para evitar a dermatite alérgica, e uma rotina de cuidados para lavar o cabelo com frequência e manter o couro cabeludo limpo, é importantíssimo!”, explica.

Outro detalhe para dar atenção, é deixar as laces secarem por completo e nunca colocar a peruca quando o couro cabeludo e os fios estiverem molhados, para evitar o surgimento de fungos naquela região.

Usar as tranças com muita frequência podem trazer riscos para o cabelo

A maioria das pessoas que utilizam a lace, fazem tranças nos cabelos, para que a peruca fique bem adaptada na cabeça. O problema é que ter tranças muito apertadas, independentemente da finalidade, pode ser prejudicial aos fios e ao couro cabeludo.

“Os penteados muito apertados, o uso de apliques podem ser considerados fatores de risco para a alopecia de tração. A diminuição parcial de fios, nesses casos, ocorre mais próxima à testa ou acima das orelhas. Trança boxeadora, trança unicórnio, drealocks, rastafári e os coques das bailarinas estão, geralmente, associados aos danos capilares”, disse.

Mas calma, não precisa deixar de usar as tranças. É só deixar elas mais soltinhas, para que não fiquem puxando muito a raiz e sejam menos agressivas com os fios.

Ao começar qualquer tipo de trança, é importante estar com os cabelos completamente secos para evitar a proliferação de fungos e bactérias. “As dores de cabeça e a descamação do couro cabeludo também são sintomas que podem surgir ao realizar as tranças com os fios úmidos”, alerta.

Dicas de sucesso para soltar os fios

Lá na casa do BBB22, não foi só a Brunna que optou por tirar as tranças. Linn, Maria e Natália também assumiram os fios naturais depois de alguns dias de programa. A Dra. Luciana já alerta que essa etapa também merece uma atenção especial, para não sair arrancando tudo, de forma desordenada.

https://twitter.com/maIibulox/status/1494855794545893379?s=20&t=XkQzC6fgl4BteYJj-mssfQ

“Não puxe, jamais, as raízes, quando for desfazer as tranças para evitar a queda. Também não tracione os fios para não quebrá-los. Tenha em mente que eles estarão mais frágeis por terem ficado presos por muito tempo”, instrui.

E para garantir aquele cabelão saudável, é mega recomendado investir em hidratações com produtos específicos para revigorar e nutrir, massageando sempre o couro cabeludo. “Se as tranças forem mantidas por cerca de três a seis meses, dê intervalos de um mês entre um penteado e outro”, recomenda.

E atenção, novamente: independentemente do tipo, se a trança estiver muito apertada ou for usada durante um longo tempo pode, sim, causar queda de cabelo. Por isso, nada de deixar os cuidados de lado, viu?

Mais notícias para você

Beleza

É extremamente importante manter a manutenção dos fios para atingir um cabelão

Beleza

Dê adeus ao frizz com uma receita de hidratação caseira

Beleza

Diga adeus aos fios arrepiados devido ao frizz!

Beleza

Você sabe qual é a curvatura do seu cabelo? Se não sabe se é crespo, ondulado ou cacheado, fique tranquila! A gente te salva